Muitas vezes a vida nos apresenta momentos difíceis. Situações que exigem muito mais que apenas viver, que nos faz agir e reagir, repensar escolhas e direções...Por mais difíceis que os acontecimentos nos pareçam, sempre existem duas maneiras de enxergar um mesmo fato: o lado negativo e o lado positivo.Existem aqueles que preferem ver o lado negativo das coisas, e ficam se lastimando, parecendo sem forças para reagir a qualquer acontecimento desagradável que se apresenta em suas vidas. Comportam-se como crianças mimadas, perguntando o porquê de Deus ter feito aquilo com elas, numa tentativa de retirar das costas o fardo das próprias escolhas. Permanecem estáticas, inertes, afundadas na própria agonia.É certo que em algumas oportunidades, os acontecimentos não parecem ter uma causa imediata nas nossas próprias ações, pelo menos diretamente, como é o caso de assaltos, brigas não provocadas, fatalidades ambientais, entre outros. Porém basta uma análise mais minuciosa dos fatos, e veremos que temos a nossa parcela de culpa em praticamente tudo o que nos acontece.No caso do assalto, vários fatores podem contribuir para a sua ocorrência, tais como a nossa ostentação, ou então os lugares que freqüentamos, ou ainda o nosso descaso com os problemas sociais. Nos casos ambientais, quem planta sujeira colhe poluição.
Quem planta poluição colhe catástrofe. Deus não pode e não deve ser culpado.
Assim sendo, quase sempre a origem das nossas desgraças está nas nossas próprias atitudes.
É a Lei Universal do Retorno! Como já sabemos, o Mundo, e todo o Universo, funciona através das energias em movimento e pela atração que existem entre elas...
Uma sociedade que quer se ver livre da violência, e dos maus acontecimentos, precisa reduzir as suas desigualdades...
Precisa dar valor a uma pessoa em virtude de seu caráter, da sua honestidade, da sua bondade, da sua luta por um mundo melhor, da sua vontade em aplicar os valores Divinos.
Enquanto o dinheiro ainda for o fiel da balança para definir quem é bom e quem é ruim, os equívocos permanecerão, e os males ainda existirão.
Querendo ou não querendo aceitar, a nossa organização social e os incorretos valores que defendemos, é quem são os verdadeiros responsáveis pelos nossos males. Existem pessoas que são ruins e que não querem mudar, sabemos disso.
Porém, no momento em que construirmos um mundo onde predominem os bons pensamentos e as boas atitudes, e os valores de igualdade, amor, caridade e justiça constituírem a base das nossas relações, a seleção natural se encarregará de eliminar os ruins... Atualmente nós somos reféns dos nossos valores. Nossa sociedade precisa evoluir moral e espiritualmente.
Por outro lado, contrastando com as pessoas negativas, existem aquelas que preferem tomar uma posição positiva diante os fatos da vida. Que em tudo vêem a mão Divina, sejam os acontecimentos bons, ou ruins.
Essas pessoas percebem que com os erros, e com os acontecimentos desagradáveis, recebem a oportunidade de crescer. De repensar valores e atitudes.
Visto que é normalmente através da dor que tomamos uma atitude positiva em nossas vidas, aprendendo os caminhos para evitar os mesmos erros. Essas pessoas, em geral, vivem felizes e agradecem por tudo o que têm.
Possuem consciência da bondade Divina em ter-lhes fornecido a vida, e agradecem tanto por ela, quanto por cada dia que passa. Percebem que é possível ser feliz com pouco. Sabedoria!
Comprar, não faz ninguém feliz, como afirmam algumas empresas capitalistas.
Apenas mascara a nossa incompreensão dos verdadeiros valores da vida e as nossas próprias desilusões.
Uma pessoa que compreende o valor do próximo e a irmandade universal e espiritual entre as pessoas, ficará muito mais feliz ajudando quem nada tem, que comprando algo supérfluo.
Esse é apensas um dos valores que são oportunamente distorcidos, e que acabam enganando algumas pessoas.
A vida é muito bela! A vida pode e deve ser positiva! Um antigo provérbio chinês fala: “Das nuvens mais negras é de onde cai a água límpida e fecunda!” E esse positivismo deve ser à base das nossas ações e reações. Deus sempre tem algo melhor para nós. Deus é bom, justo, e nos ama, mais do que somos capazes de compreender, na nossa limitada forma de amar.
Quantos de nós lembramos de agradecer a Deus pelo ar que respiramos? Pela natureza que nos cerca e que permite a nossa existência? Pelos nossos amigos? Pelos nossos parentes? Pelo nosso emprego? E até mesmo pelos nossos problemas, que nos fazem desejar ser melhor do que já somos... Que nos fornecem a oportunidade de evoluir...
Tudo na vida sempre tem duas maneiras de ser visto. Às vezes somos assaltados e perdemos um carro, ou algo valioso, e passamos tanto tempo lastimando a perda desse bem material, que nem nos lembramos de agradecer por termos mantido a vida, nosso maior presente. Dizemos perdemos “tudo”... Uma perda material sempre é um golpe duro, mas não determinante. Sempre poderemos recomeçar, reconstruir. Enquanto tivermos forças para respirar, temos de honrar o ar que respiramos e acreditar que Deus conhece os melhores caminhos para cada um de nós. Tudo na vida é aprendizado.
Muitas vezes esses caminhos podem estar meio nebulosos à nossa frente, em vista da nossa pouca sabedoria em reconhecer a Vontade Divina.
Porém, aqueles que acreditam no Ser Superior e na sua bondade e justiça, devem sempre aceitar tudo o que acontece, procurando examinar o ponto onde erraram, a fim de colher o verdadeiro aprendizado.
Se não fossem as dificuldades, nossa sociedade jamais teria evoluído, principalmente cientificamente, e permaneceríamos estáticos com o passar dos séculos.
É a dificuldade que nos faz crescer, e o nosso positivismo diante de tudo acelera sobremaneira a nossa evolução.
Devemos agradecer sempre. O simples fato de estarmos lendo este texto já é motivo de agradecimento, pois se não tivéssemos olhos, nem isso poderíamos fazer. Temos tanto a agradecer. Infelizmente só lembramos de uma coisa quando a perdemos.
Reclamamos da falta de um membro quando não o temos, reclamamos da falta da água quando não a temos, a falta do ar...
E agradecemos quando temos tudo isso?
É importante sempre ter a consciência de tudo que já ganhamos do Criador e lutar para amenizar o sofrimento daqueles que possuem menos que nós. A nossa própria vida já é um milagre, uma fundamental manifestação Divina.
Basta olhar para o lado e sempre veremos alguém em situação pior que a nossa.
Então ergamos as mãos para o céu e agradeçamos a Deus, pois a vida é bela, e para verdadeiramente enxergar isso, basta mudar um pouco a nossa maneira de olhar o mundo. Basta nos pôr no lugar do outro...
Somente dessa maneira estaremos sendo justos com nosso Pai, que em troca da nossa vida, exigiu apenas que nos ajudássemos e nos tratássemos como irmãos, vivendo de maneira unida e positiva.
Enfrentando os problemas, principalmente aqueles que nós mesmos criamos.
Deixemos de lado a nossa mania de sempre reclamar, e lutemos para ajudar.
Não conseguiu o carro que queria? Não conseguiu a casa que desejava?
Não está no emprego mais adequado às suas capacidades?
Seu chefe é menos capaz do que você? Agradeça o que têm, antes de reclamar o que não têm.
A vida é simples, e a simplicidade nos traz a felicidade e a oportunidade de sermos solidários e caridosos.
Quem vive com simplicidade e com humildade, abandona o egoísmo e a vaidade, e conquista a sua felicidade presente e futura.
Não associe felicidade a dinheiro. Muitas pessoas acreditam que somente serão felizes quando ficarem “ricas”.
É um erro muito comum, e a maioria depois de conquistar o dinheiro, sente que ainda falta algo...
E o pior de tudo é que não sabem o quê lhes falta...
Passam a viver uma vida vazia e sem sentido...
Muitas vezes o capital nos torna prisioneiros da ganncia. Se existe uma coisa que o dinheiro não compra é a verdadeira sabedoria.
Essa é a riqueza que realmente importa! Não a sabedoria de escrever bem, de fazer bons cálculos, de falar vários idiomas, de ser culto perante os homens, mas a de compreender a essência e a finalidade da nossa existência.
De ajudar a nós mesmos e ao nosso próximo.
De cultuar a aplicar os Valores que Jesus Cristo nos ensinou.
A vida positiva só tem o bem a nos trazer, e é isso que alcançaremos se olharmos tudo o que nos acontece somente pelo lado bom. Faça o bem e receba o bem.
Esse é o segredo para a felicidade. Como Amado mestre Jesus disse: “Receberás em dobro todo o bem que tiveres feito!” Somente isso já não é motivo de alegria?