CAMINHO
Jota Há
É... O caminho que você deve seguir depende de onde você quer chegar.
Verdadeira incógnita, só você e mais ninguém faz idéia de onde você quer chegar.
Não quer dizer que vai chegar mesmo você querendo, prova cabal que o tal livre arbítrio não existe, pois, antes você deve se perguntar se você pode querer aquilo que está querendo. Você e ninguém são livres para querer. Você só pode querer aquilo que a sociedade, bem ou mal constituída, permite que você queira.
Daí prezado leitor, deixe de gastar os seus míseros trocados na compra desses livros que grassam por aí. É estou me referindo aos livros de auto-ajuda que de alguns anos para cá estão sempre nas listas dos mais vendidos.
Leitor amigo, esses livros são vendidos a baixo preço, sei que você sabe disso, pois paga em torno de quinze a vinte reais cada um. Ora, raciocine comigo, se os seus problemas ou os de outros José e João por aí, fossem resolvidos com essa ínfima importncia, eu pergunto: quem teria problema na vida? E digo mais, se essa modalidade: auto-ajuda fosse assim tão eficaz como pregam os seus autores, sem dúvida nenhuma, esses mesmos autores que tão instruídos são para aconselhá-lo, naturalmente já teria resolvido os seus próprios problemas e, esses livros leitores queridos, nem sequer existiriam. Eles viveriam de outras maneiras e não correndo atrás de merrecas que são os valores desses livros.
Há aquele velho ditado: se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido. Vejam como são espertos, baseados nesse ditado, resolveram não dar, mas sim vender os seus conselhos. E daí na cabeça deles surgiu um grande problema: como fazer chegar disfarçadamente até você os seus conselhos. Estudaram, estudaram e estudaram... E que brilhante conclusão eles chegaram. Passaram a usar para isso, um veículo de grande confiabilidade, podemos afirmar um veículo universal: o livro. Sim leitor o livro. Mas como tudo na vida pode se transformar numa faca de dois gumes não tenha dúvida o livro também pode.
Não ignoramos isso, penso que todos nós sabemos que a escrita, o livro constitui um dos esteios da humanidade. Todos nós somos responsáveis pelos esteios de que o mundo necessita cada um deve oferecer o seu. Tratando-se de madeira, cada um deve escolher a melhor possível e assim sucessivamente até chegar aos livros que também devem ser muito bem escolhidos. Entre eles, há sim, alguns até perniciosos.
Portanto, caro leitor, cuidado! Todo cuidado é pouco. Já pensou ter todos os seus problemas resolvidos assim de mão beijada? Leia com atenção certas passagens religiosas em que Deus disse: faça que eu te ajudarei. Eles os autores aos quais estamos nos referindo não. Eles oferecem para você todas as soluções. São mais eficientes que Deus, só você ainda não havia notado.
Quando a esmola é demais até o santo desconfia.
WWW.jotaha.com.br