A NUTRIçãO DOS ESPIRITOS
Bom, este é um assunto ainda meio complicado para se definir.
Então do que se alimentaria o espírito?
Levando em conta de que a Terra e tudo o que tem aqui é algo semelhante só que muito mais imperfeito, pode dizer que o alimento espiritual é algo semelhante ao nosso, só que não deve ter a necessidade bruta de comer, ingerir, digerir e expelir o resto alimentar certo?
Esses produtos variam de acordo com o grau de evolução do espírito, se o espírito é mais evoluído, o alimento necessário é mais sutil ou mais grosseiro quando ele é mais involuido certo?
E de onde vem esses alimentos? Bom, vem dos reservatórios da natureza e André Luiz diz também que vem do amor, dos raios de amor que os seres se sustentam entre si.
É meio difícil de entender, mas esses alimentos se dividiriam em dois tipos: os do grupo de energias cósmicas (espirituais) e o do grupo de energia psíquica e mental (pensamento e sentimento). Isto quer dizer que eles pertenceriam a esses dois grupos.
Os da energia cósmica, os espíritos absorveriam pelos chacras e o da energia psíquica, seria absorvido pelo pensamento. Kardec disse que o perispirito para encarnar tem que ter o perispirito compatível com aquele local onde vai viver, então supõe-se que o perispirito seja algo parecido, ou seja, funcionaria ele mais ou menos como se fosse uma esponja absorvendo energia. Ele assimila de forma automática e espontânea a energia do mundo em que vai viver.
Como os chacras ou centros de força são usados para a alimentação, pergunta-se também, para que serviria então os alimentos ao espírito? Dizem que inicialmente seria o seu reabastecimento energético de vida psíquica e também daria ao perispirito condições para que ele permanecesse com as funções próprias, mantendo assim a sua individualidade, ou seja, a sua consciência individual, com isso ele sabe quem é, onde está, o que faz, o que pretende etc.... Isso claro num espírito já de evolução
Já num espirito de media evolução, dá a ele, esse alimento, a certeza da conscientização da personalidade da sua ultima encarnação. Saberia ele quem foi, do que foi e o que fez. Se esse espírito não se alimentasse energicamente falando, nada saberia disso.
Mesmo o espírito encarnado se alimenta e dessa energia cósmica. Mas segundo estudos, essa energia pode se esgotar também. Dizem que no espírito encarnado, vivendo preso a um corpo, a ocorrências de mágoas e ressentimentos prolongados ou explosões violenta de raiva, faria com que o espírito perdesse essa energia ( alimento), inclusive médiuns que recebem espíritos trevosos, é freqüente perderem no momento essas energias, mas pode ser recolocada com uma prece e auxilio do mentor espiritual.
Voltando a questão da saúde, será que o alimento traria a saúde? Sim, para o espírito traria a saúde, mas o que seria a saúde? No desencarnado, principalmente aquele que tem um trabalho a ser realizado, a saúde significa disposição, isto é, o bem estar e isso está intimamente ligado a alimentação e o equilíbrio entre as forças energéticas.
Bom, até agora entendemos que as energias, tantas as que estão no universo bem como aquelas que saem produzidas do próprio pensamento, seriam para o espírito já evoluído, uma forma de alimento e uma alimentação certo?
Bom, quando o espírito retorna ao mundo espiritual, tirando aí os de elevada compreensão, todos os demais devem ficar sabendo da sua nova condição alimentar, já que ela vai ser modificada. Na verdade, quando o espírito está no processo da reencarnação, ele se alimenta muito pela respiração e isso é um fenômeno que lhe foge ao controle. Também ele se alimenta de uma alimentação mais pesada devido à necessidade do corpo físico, então quando ele desencarna, ele continuaria a se alimentar pela respiração psíquica, não mais ingerindo o alimento.
Bom, quando ele desencarna e está provavelmente ainda muito ligado às necessidades do mundo físico, ele quer ingerir pela forma tradicional os alimentos ( isso os espíritos ainda sofredores ok?) então é preciso a adaptação.
Como esses espíritos não poderiam mais se alimentar com as coisas da terra e nem pela forma como o corpo carnal tem, eles são encaminhados então aos núcleos de reeducação onde encontrariam alimentos semelhantes aos que estariam habituados, porém em estado de energia e aos poucos vão aprendendo a se livrar deles.
Aqueles que são muito viciados inclusive nos tóxicos etc....normalmente ficam na terra, encostam nos encarnados para sugar as imanações que provem do uso dessas coisas etc....
Normalmente quando o espírito recém desencarnado é amparado, mesmo assim ele reage contra toda essa adaptação porque não consegue no inicio entender essa modificação etc.....
Voltando um pouco e falando como é que o espírito conseguiria sugar as energias do que está encarnado? André Luiz fala de um caso em que um médium fraco, tinha suas energias sugadas por vários espíritos. Definiu como energia que sai pelos poros, boca, narinas, ouvidos e peito, na forma de um vapor fino e sutil e que os espíritos se supriam disto. Isso seria para esses espíritos sofredores, um tipo de alimento
Resumindo tudo: Quanto menos evoluído o espírito mais necessidade tem ele de alimento parecido com os nossos, mas de energia correto? Depois ele aprenderá de novo como se alimentar no mundo espiritual. O alimento sempre será energético ou seja, energias provindas dos pensamentos ou da própria natureza espiritual. O espírito se alimenta pela respiração, pelas narinas e não mais usa a boca para tal como é aqui na terra.....é só respirar que está recebendo o alimento.
Também fica claro que nos locais de reeducação do espírito ainda muito ligado as coisas da Terra, é possível encontrar plasmado, alimentos parecidos e com sabores dos nossos aqui, mas isso é só para dar uma impressão ao desencarnado porque na verdade, ele logo aprenderá a não mais querer isso e saberá extrair o seu alimento pela normalidade.
Deixei de analisar aqui vários aspectos que implicaria na alimentação dos espíritos por ser longo demais o tema.
http://www.pedroozorio.com.br/espirita/a_nutricao_dos_espiritos.htm