|
Apesar de ser uma festa, o Halloween é sinônimo de muitos sustos e figuras macabras, pois é a comemoração da volta dos mortos para tomar posse dos corpos dos vivos. É isso mesmo, a origem do Halloween tem mais de 2500 anos e surgiu entre o povo celta, porque eles acreditavam que no último dia do verão (no hemisfério Norte), 31 de outubro, os espíritos voltavam ao mundo dos vivos.
Nos Estados Unidos
Para assustar os fantasmas, os celtas espalhavam pelas casas objetos assustadores, como as abóboras, caveiras e ossos. Toda esta decoração tinha um bom motivo, manter bem longe os espíritos. Atualmente o Halloween ou Dia das Bruxas virou tradição principalmente nos Estados Unidos, onde já faz parte do calendário de comemorações. Na América do Norte, o Halloween foi introduzido pelos imigrantes irlandeses no século XIX.
No Brasil
A comemoração do Dia das Bruxas no Brasil é recente e foi introduzida principalmente pela mídia e pelas escolas de idiomas. Por ser um costume norte americano, a comemoração no Brasil é muito criticada, pois muitos dizem que o Brasil é rico em personagens folclóricos e que estes, não são valorizados. Como esta festa está relacionada à morte, figuras assustadoras fazem parte da decoração como: abóboras, conhecida também como Jack OLantern (Jack da Lanterna), bruxas e fantasmas.
|
|