VELHO PINHEIRO
(Desconheço o autor)
Um dia, em uma pequena aldeia, um velho sábio convidou todos os que se interessavam pela filosofia da vida, para que fossem até sua casa que era afastada da aldeia, onde havia um velho, grande e torto pinheiro.
Lá chegando, disse que gostaria que todos pudessem olhar o velho pinheiro torto na posição correta e que após algum tempo iria perguntar um a um se haviam tido êxito nessa observação.
Enquanto o velho sábio foi até sua casa preparar um chá, todos começaram a comentar que seria difícil olhar corretamente, pois o tal pinheiro era bem torto e muitos disseram que iriam buscar um ponto onde talvez pudessem vê-lo corretamente.
Passou o tempo dado, o velho sábio voltou com o chá, colocando-o sobre uma pequena mesa, e servindo-os começou a perguntar aos convidados se haviam tido êxito na observação correta do pinheiro. Todos sem exceção, afirmaram que apesar de todos seus esforços e posições não haviam tido êxito na observação correta do pinheiro e gostariam de saber se ele poderia ensiná-los a ver o pinheiro corretamente.
O sábio então amavelmente olhou a cada um deles e disse: Meus caros, para vê-lo corretamente, têm apenas de ver o pinheiro como ele é uma arvore torta, só isso. E continuou: nós temos a mania de corrigir tudo o que vemos, a nossa maneira de entender e ver, de acordo com nossa compreensão e visão pessoal. Devemos ver as coisas como são, não como queremos que seja! Respeitar e aceitar as pessoas e coisas como elas são e não naquela ou naquilo que as queremos transformá-las. Assim sendo, teremos desgostos, sofrimentos, desilusões, onde todos se desgastam, onde começa os desentendimentos, questionamentos e até guerras.
Isso ocorre no mundo todo e principalmente numa família, onde pais e filhos querem impor seus sentimentos, suas idéias, suas maneiras de ver e sentir. Se buscássemos ao contrario, deixar que cada um pudesse expor seus sentimentos, idéias e modo de ver, respeitando-se mutuamente, não haveria dores, ressentimentos, ódios, mas sim, compreensão e compartilhamento de nossos aprendizados.
Então meus caros, lembre-se que uma forma torta, pode ser a melhor maneira de uma arvore crescer, pois a natureza é maravilhosa!
Deixando que cada um possa ter a sua própria visão da vida, muitos problemas, dores, sofrimentos seriam evitados e a vida em si seria melhor. Então tenha olhos de ver, ouvidos de ouvir e verás que ainda poderá fazer coisas que não foram feitas.
Isso só depende de ti mesmo, portanto creia que dentro de ti há um grande poder de criar, desde que não interfira com os que estão ao teu redor.
Pense, reflita e acredite nisso, pois é real e veja o velho pinheiro como ele é e o aceite assim mesmo.
Muita Paz, Saúde e Felicidades.
|