Sofrimentos Morais
A simples desencarnação de forma alguma liberta o Espírito dos seus hábitos e necessidades até então cultivados.
Impregnado pelas sensações em que se demorou, quando interrompidos os vínculos carnais permanecem os mesmos condicionamentos impondo-se comoexpressões que exigem atenção e cuidados.
Sensibilizado pelos impositivos que lhe constituíam recurso vital para a fixação no corpo, o perispírito continua canalizando para o ser espiritual os conteúdos que proporcionam alegria ou dor, conforme o teor vibratório de que são formados.
Os vícios mentais, os hábitos orgnicos e sociais, as ações desenvolvidas são elementos que nessa fase somatizam às impressões vigorosas nas tecelagens delicadas do Espírito, transformando-se em sensações e emoções correspondentes.
Algumas são tão fortes que se fazem correspondentes às físicas anteriormente vivenciadas, transformando-se em bênção, quando elevadas, ou incomparável suplício, se formadas por energias deletérias.
Convertendo-se em necessidades, impõem atendimento orgnico, como se a argamassa fisiológica se mantivesse em funcionamento.
Como é compreensível, o interromper de um hábito qualquer por circunstncia não elegida, não consegue anular-lhe o condicionamento, particularmente se for
acolhido por largo período, no qual a pessoa se comprazia, centrando os interesses mentais e emocionais no seu desfrutar.
Transformando-se em martírio que não diminui de intensidade, em razão da carência não atendida, inflige sofrimentos morais de difícil definição.
Somem-se a essas sensações as nsias, mágoas, angústias e o despertar da consciência, que faculta a avaliação das experiências fracassadas e torna-sevolumoso o fadário que enlouquece muitos recém-desencarnados.
A autoconsciência é responsável pela ressurreição defantasmas que pareciam extintos ou esquecidos, mas que nessa hora ressumam dos refolhos do inconsciente,
assumindo forma e tomando força, transformando-se em algozes implacáveis, cujas aflições impostas se caracterizam pelo superlativo.
A descoberta do tempo malbaratado, a constatação dos erros e delitos perpetrados, o arrependimento tardio formam componentes punitivos que camartelam o ser espiritual, transformando-o.
Todos os sofrimentos são dilaceradores das carnes da alma, no entanto, aqueles de natureza moral são mais severos, porque ínsitos no mago do ser não dão trégua a quem os padece.
Sem o costume salutar da oração lenificadora, nem da meditação saudável, a vítima de si mesma não encontra conforto para minimizar-lhes a intensidade, entregando- se à degradação da revolta ou ao abandono na agonia com que mais se agravam as aflições íntimas. Estorcegam então, sem consolo moral, atirando-se pelos resvaladouros da rebeldia e da blasfêmia, exaurindo-se e desfalecendo, para logo retornarem sob a mesma carga aflitiva de intérmina duração...
Tal ocorrência tem lugar, porque ninguém foge da sua realidade interior.
Desalojado o Espírito do domicílio celular, prossegue como antes, com a diferença exclusiva de encontrar-se desvestido da couraça orgnica.
Todos o seus valores permanecem inalterados, assim como os seus desejos e vinculações.
A frustração amarga por não poder administrar a máquina atual conforme o fazia com a orgnica, exaspera e alucina.
A nova dimensão para a qual se transferiu mediante a morte do corpo tem as suas próprias leis e constituição que não se alteram quando enfrentadas ou agredidaspelos que a alcançam.
O ser humano é essencialmente o conjunto dos seus hábitos mentais e contingências deles decorrentes.
Transferindo-se de habitat não se libera das condições a que se submetia, antes condu-las, e mais lhes sente a pressão em face do novo campo vibratório em que se encontra.
As dores morais no além-túmulo são uma realidade muitosignificativa, como sucede em relação à felicidade, à alegria, ao bem-estar, à paz, para aqueles Espíritosque se conduziram na Terra com retidão, equilíbrio, lucidez, abnegação.
Com admirável coerência, acentuou Jesus: — A cada um conforme as suas obras.
A morte, portanto, é a grande desveladora da realidade para todos quantos se encontram em trnsito pela névoacarnal, rumando, mesmo que sem se dar conta,para a Vida plena.
Alargar os horizontes mentais para a contemplação da madrugada imortal deve ser o compromisso de todos os seres humanos, mediante a vivência do dever reto, da consciência digna e dos pensamentos saudáveis.
MANOEL P. DE MIRANDA
(médium Divaldo P. Franco, em 26-7-1999, no Centro Espírita Caminho da
Redenção, em Salvador-BA.)
Paz e Luz