A Basílica de Nossa Senhora do Pilar fica no bairro da Recoleta, em frente à Plaza Intendente Alvear (mais conhecida como Plaza Francia), onde milhares de pessoas, grande parte turistas, se reunem aos finais de semana para ver a feira de artesanatos e visitar o Cementerio de la Recoleta.
É a igreja mais antiga da cidade de Buenos Aires conservada em sua arquitetura de estilo Barroco/jesuítica. Sua história começa em 1708, quando frades Recoletos da ordem franciscana chegaram da Espanha e receberam como doação a parte mais elevada da chácara do Capitão Fernando de Valdez e Inclán e de sua esposa Gregória. A intenção era que fossem construídas uma igreja e um convento. Em 1716 finalmente a construção é autorizada pelo rei Felipe V, e Juan de Narbona constrói uma capela modesta e quatro celas para os franciscanos. Em 1725, a construção da igreja é terminada.
O altar maior foi obra de Domingo Mendízabal, Ignacio de Arregui e Miguel de Careaga. Em 1731 foi colocado o sino de São Antonio de Padua no campanário, e em 12 de outubro de 1732 foi inaugurada a igreja, quando foi terminada sua torre de 30 metros. Em 1779, um átrio foi incluído na fachada para a criação de um altar de relíquias e um batistério. Em 1936 o Papa Pio XI a eleva a Basílica e em 21 de maio de 1942 é declarada Monumento Histórico Nacional.