Minha querida Amiga Cleuza, eu entendo o teu desapontamento, mas também penso não ser caso para desanimo.
Os Grupos, pelo menos os de língua Portuguesa, sempre foram assim. Por exemplo, os grupos de língua castelhana apresentam uma muito maior participação activa por parte dos seus membros.
Eu dirijo o meu Grupo há 4 anos e meio e fui/sou participante inscrito em numerosos outros (em média 100 !). Daí que penso conhecer bem o panorama dos Grupos e toda a sua problemática.
No início dos seu aparecimento havia muito mais participação dos membros, contudo, nos últimos dois anos e com o surgimento de cada vez mais portais de amizade (tipo Orkut) e dos novos portais sociais (tipo Facebook), as pessoas começaram a dispersar-se e a ter menos tempo para terem uma participação mais intensiva.
Conheço bastantes pessoas que há 3 anos atrás apenas participavam no meu Grupo e em mais um ou dois outros e em um ou dois portais de amizade, pelo que tinham mais tempo para darem uma participação activa. Hoje, essas mesmas pessoas, são participantes em 5 ou 10 outros grupos, no Hi5, no Orkut, no Tagged, no Sonico, no Twister, enfim em tudo o que é rede social ou portal de amizades.
Por outro lado - e falo pelo meu Grupo e por muitos outros que conheço - a participação activa resume-se aos gerentes (e há por aí muito grupo com muitos gerentes em que nem metade deles são participantes activos!) e a 2, 3 ou 4 participantes mais entusiastas. E mesmo assim o lote destes últimos dissolve-se ao fim de algum tempo por variadíssimas razões, mas logo entram outros a substitui-los.
Mas há um aspecto importante a ter em consideração. Embora não participando de uma forma activa, há muitos participantes dos nossos Grupos que se interessam por eles e que, diariamente, por lá passam para ver a novidades. Esta minha afirmação é fundamentada no facto de eu contactar muitos deles por 'email' ou pelo MSN e eles comentarem comigo sobre matérias que lá abordámos, mostrando, assim, que por lá passam com regularidade. Quando os questiono porque não participam activamente, lá vêm sempre as mesmas desculpas: 'não tenho tempo', 'não sei como o fazer', etc, etc.
Portanto, linda Anja, não desanimes pois o teu trabalho é reconhecido por muita gente, a tal 'maioria silenciosa'...
Jokas