O jogo da vida.
A vida do ser humano caminha da mío com a palavra mágica “Jogo”, que, para outros a mesma palavra confundem-se com o significado de “Sorte”.
Alguns mais filosóficos dizem que a vida é um “Jogo de interesses”, para outros mais sisudos a vida se transforma numa constante “Determinaçío”.
Seja jogo – sorte – determinaçío, etc. O primeiro que devemos de fazer é: Aprender a jogar.
Todo dia surgem novos desafios a enfrentar, que me obrigou a medir as minhas limitações e tentar vencer-los.
Nada nesta vida o consegui de forma solitária, a vida, como o jogo, nío pode ser jogada sozinha, existem os nossos semelhantes que também sío jogadores e devo de fazer deles adversários ou companheiros.
Imagino que este analise também é válido para você é ambos deveremos de situar-nos no quesito “respeito mutuo”, cujo resultado será a soluçío das nossas divergências.
Neste jogo da vida que enfrentamos a cada instante, vamos somando inveja, maldade, rancor, magoas etc. Convivendo com estas situações, fomos evoluindo tentando chegar a cume. Outros simplesmente caíram no precipício.
A fé remove montanhas é caminhando pela vida da mío de Deus, nasceu meu poema “Oraçío”:
Oraçío
Sob o esplendor do anjo vigilante Inebria-se ao sol meu espírito deserdado Em tudo o que amo e anseio a cada instante Há um gosto de frutas de sabor azedado.
Observam-me sem receios Alterando minha santa paz Empenhando-se em sangrar a fera... que meu temperamento às vezes traz
Sei que a dor é minha dádiva suprema O céu o alivia o inferno o aumenta Sofro para vencer a dor da minha alma Lutando entre o sol e as tormentas
O poder, dinheiro ou jóias que brilham, Bens materiais ou um raro diamante ofuscar minha consciência poderiam o belo amor pela vida, real e cintilante!
Afastem-me das hienas, cobras e chacais Macacos, escorpiões, abutres e panteras Dos monstros ululantes e das viscosas feras Que roem meu temperamento com impulsos mortais
Me abençõe Senhor como eterno poeta Do radiante Dia a Dia de todas as regiões Que continuarei lapidando minha vida Na comunhío secreta e das orações.
Sérgio Yañez SAY
|