A páscoa já perdeu a um sentido a um bom tempo, isso é fato! No natal ainda vemos pessoas que lembram (ao menos isso) que aquela data é para relembrarmos o nascimento de Cristo. Mas a páscoa é diferente, é só um feriadão.
Tem toda a história do coelho que põe ovo também, com todo o seu apelo consumista.
Essa semana eu tenho refletido muito sobre a Páscoa. Amanhã (sábado) teremos uma atividade no grupo de jovens em que queremos de certa forma, ensinar, o porque da páscoa, muita gente não conhece o seu sentido real, então fizemos um apelo para os jovens trazerem seus amigos, e para eles mesmo poderem ter argumentos e comprenderem o motivo que essa é uma data importante.
Para mim, páscoa é sinônimo de LIBERDADE.
A páscoa, é uma cerimônia de origem judaica. E foi instituida por Deus (Ex 12) para que o seu povo, relembrasse da Sua fidelidade. Da escravidão e tirania do Egito, eles receberam a promessa divina de que esse tempo acabaria, eles teriam o seu lar.
Essa data nos traz a mente nossos primeiros passos com Cristo. Quando nós o aceitamos como nosso suficiente salvador, entendemos que essa terra não é nossa, somos peregrinos, e sabemos que Deus tem uma promessa de liberdade. Mas temos que caminhar. Se você ler a história de êxodo, vai ver que Moisés teve trabalho com o povo, porque o Egito ainda fazia parte da mente de muitos, e aquele desejo de liberdade já estava se esvaziando em muitos corações.
Viver a páscoa é desfrutar da liberdade que temos em Cristo.
Cristo ao relembrar a páscoa com seus discípulos instituiu a ceia. O momento em que relembramos que o corpo dele quebrou por mim, e o sangue dele verteu por mim.
Acho tão impactante isso e me lembra uma passagem do Philip Yancey em seu ótimo livro Maravilhosa Graça , em que ele fala das pessoas que participavam da Ceia na sua igreja, e eu tenho aprendido isso, que somos como igreja tão distintos, mas graças ao sacrificio de Cristo e a liberdade que temos nele, nos tornamos um corpo.
Páscoa é:
VIDA – GRATIDãO – COMUNHãO – SACRIFÍCIO – ACEITAçãO – GRAçA –
Sou mais receber tudo isso do que um simples e passageiro chocolate.
d.a