PAP capinha:
Linha Bella da Pingouin - 3 cores diferente e agulha 2,5mm. Esta capinha é toda trabalhada em carreiras circulares. As primeiras carreiras são carreiras de aumento e temos que tomar cuidado para não errar pois, está capinha é toda trabalhada em múltiplos de 3; por isso se desejar aumentar ou diminuir, temos que aumentar 3 pontos ou diminuir 3 pontos.
1ª Carreira: 10 correntinhas + 1 para virar.
2ª Carreira: fazer 10 pontos baixos. No 10° ponto baixo fazer + 2 pontos baixos e voltar fazendo 10 pontos baixos + 2 pontos baixos. Ficamos então com 12 pontos baixos de cada lado; num total de 24 pontos baixos.![](http://4.bp.blogspot.com/_x1xOQ8oRejI/S9S8E5Z2dSI/AAAAAAAACD0/nzaFfH3dI2s/s400/Slide2.JPG)
3ª Carreira: fazer os 10 pontos baixos e no 11° ponto, da carreira anterior, fazer 2 pontos baixos e no 12° ponto, da carreira anterior, fazer 2 pontos baixos e voltar o outro lado da mesma maneira. Ficamos com 14 pontos baixos de cada lado, num total de 28 pontos baixos.![](http://1.bp.blogspot.com/_x1xOQ8oRejI/S9S8GShlAeI/AAAAAAAACEE/iJBMzkBQIT0/s400/Slide4.JPG)
4ª Carreira: fazer os 10 pontos baixos e no 11° ponto fazer 2 pontos baixos, no 12° ponto fazer 2 pontos baixos, no 13° ponto fazer 2 pontos baixos e no 14° ponto fazer 2 pontos baixos e voltar o outro lado da mesma maneira. Ficamos com 18 pontos baixos de cada lado, num total de 36 pontos baixos. Os aumentos já foram feitos, agora vamos trabalhar as carreiras sem aumentos até completarmos 20 carreiras de cada lado.
Carreiras sem aumento
Depois de fazer as 20 carreiras de ponto baixo com a cor rosa, entrar com a linha branca e fazer 1 carreira de ponto baixo (36 pontos baixos).
Com outra cor de linha, no meu caso a verde, fazer 2 correntes + 1 para virar e fazer no mesmo ponto de base meio ponto alto; ficamos assim, com o V. Pular 2 pontos de base e no 3° ponto fazer meio ponto alto, 1 corrente e meio ponto alto, ficamos aqui com outro V. Continuar assim, até o final da carreira. Vamos ficar com 12 V.
V = meio ponto alto, 1 corrente e meio ponto alto no mesmo ponto de base.
Vejam como vão formando o V que falei.
Agora entramos com a linha rosa e fazemos uma carreira de ponto baixo.
Depois continuamos fazendo:
1 carreira de ponto baixos, cor branca
1 carreira de V, cor verde
1 carreira de ponto baixo, cor rosa
1 carreira de ponto baixos, cor branca
1 carreira de V, cor verde e
1 carreira de ponto baixo, cor rosa.
Depois de completar a carreira de pontos baixo na cor rosa, ainda com a mesma cor vamos fazer uma carreira de pontos baixos com ponto picô, da seguinte maneira:
1 ponto picô + 2 pontos baixos e no terceiro 1 ponto picô + 2 pontos baixos, até o final da carreira.
Quem tiver dúvidas a Elaine Croche tem um vídeo sobre o ponto picô que você pode visualizar AQUI
Quem for seguir o vídeo da Elaine, não pule um ponto para prender o nosso ponto picô. Prenda sem pular, ou seja, no próximo.
Base da capinha pronta.
Agora vamos começar a fazer a alça. está parte, não sei se vou conseguir explicar, mas vamos lá.
Prender a linha rosa em uma das laterais e fazer:
1 correntinha e no ponto do lado 1 ponto baixo + 1 correntinha, virar a alça e prender com ponto baixo da carreira anterior + 1 correntinha virar a alça e prender com ponto baixo. Fazer assim, até conseguir o tamanho de alça desejado e prender a alça do outro lado da lateral da capinha.
Alça
Depois de pronto, olhem o emaranhado de fios que fica. Por isso vou dar uma dica: nas carreiras de pontos baixos (rosa e branca) conseguimos ir prendendo os fios juntos ao realizarmos estas carreiras. Nas carreiras em V, se prendermos juntos vai aparecer e não fica bonito.
Estes meus fios são só das carreiras em V, as outras eu já fui prendendo.
Precisamos de 4 flores, sendo 2 de diferentes tamanhos e as outras 2 iguais porém menores.
Para as 2 flores menores, que usaremos nas laterais da alça, eu uso a flor de Miosótis. Minha amiga Jussara do blog Aminaath Presentes tem um PAP lindo desta florzinha.
Para visualizar o PAP da Jussara: AQUI
Eu faço apenas uma modificação: em vez de fazer 3 pontos altos, fazer 2 pontos altos.
Para a flor maior utilizando-se ainda da flor de Miosótis, fazer a seguinte alterço: 3 corrente + 2 pontos altos + 3 correntes e prender com ponto baixo no círculo; fazer 5 pétalas.
Para a flor média, podemos fazer a mesma flor anterior, mas com apenas com 1 ponto alto.
As duas flores maiores, prendemos na parte da frente da capinha e colocamos uma miçanga no meio. Eu colo a miçanga. Já as outras duas flores manores vamos colocar nas laterais: bem na junção da base da capinha com as alças.
Lacinhos: nesta capinha eu estou utilizando a cor rosa.
Prendo com linha nas duas florzinhas laterais e um lacinho na frete da capinha junto com uma miçanga, não miçanga pequenina, um pouco maior fica melhor.
Velcros auto colantes para prender as pontas.
Estes velcros podem ser encontrados em lojas de armarinhos, eles são vendidos por metro. Cortar dois pedaços. É bem facíl de usar, basta tirar o papel e colar na ponta da capinha.
Preso de um lado, tirar o outro lado do pale, prender e segurar um pouco para fixar.
Capinha pronta...UFFFFAA!!!
Espero que gostem.