Apesar de tudo, eu ainda acredito que dar um presente a alguém que você considera de fato especial é muito mais prazeiroso do que você mesmo receber um presente. Então as horas que gastamos em shopping valem mesmo a pena? Em alguns casos sim. Afinal, depende do presente. Será mesmo que deve ser algo material? Não necessariamente. E aí vem o nosso grande “erro”. Assisti uma propaganda recentemente que, por mais que seja um alvo de consumo, achei a idéia muito interessante. Duas crianças assistindo TV, umas delas sorri e a outra fantasia a ponto de “pegar” o seu sorriso com cuidado e guardar em um frasco cheio de sorrisos, em busca da felicidade. Algo não material e especial. É mais do que uma simples fantasia de criança!
Muitas vezes deixamos o Ano todo passar para dizermos aos nossos pais, amigos e familiares o quanto eles são importantes pra nós. E me pergunto por quê? Por que esperamos comemorações pela qual gastamos uma fortuna e estouramos champagne para dizer à pessoa que fica ao seu lado o tempo inteiro que a ama? Ou por que apenas nessa época do ano, viajamos quilômetros para passar uma ceia ao lado de uma pessoa especial, compramos presentes caríssimos para demonstrar o grande amor e, no entanto, deixamos de ligar, mandar e-mail, mensagem na garrafa ou sinal de fumaça o resto do ano?
O Natal é um tempo de esperança, mas também um tempo de reflexão. Vale a pena refletirmos o que somos nesse dia, e como somos o restante do ano. Será que temos só esse dia para desejarmos e mostrarmos o quanto amamos as pessoas que estão em nossa volta?
De qualquer forma, desejo que não só nesse dia, mas que em todos os outros dias do ano o tal “espírito natalino” nos traga transformações, crescimento pessoal e grandes realizações. Sem esquecer que nós somos responsáveis pelo que cativamos, pelo nosso crescimento e por nossas escolhas.
Desejo que possamos olhar para trás e ver que vivemos a vida da forma mais plena, mais digna possível, não nos envergonhando do que ocorreu no passado. O importante é se presentear com ideais mais ousados ainda não vividos. O bom seria obter o cargo do Papai Noel da história e levar alegria, presentes e esperança não apenas para os nossos, mas para quem mais precisa.
Já quer aprendi na escola que o ultimo parágrafo de um texto deveria ser uma conclusão... Vamos lembrar que muita gente não quer Peru, ceia farta ou presentes caros, desejam apenas estar reunidos a pessoas que ama. Mas não apenas nessa data...
Flores a todos e Boas Festas