Roma, 06 Set (Lusa) - O tenor italiano Luciano Pavarotti, 71 anos, morreu hoje de madrugada em sua casa, em Modena, Itália, após uma longa luta contra um cancro no p창ncreas, anunciou a ag챗ncia Ansa.
Operado em Julho do ano passado a um tumor no p창ncreas, Pavarotti tinha sido hospitalizado em Agosto, mas nas últimas semanas estava em sua casa, rodeado da família.
O agravamento súbito do estado de saúde do cantor lírico tinha sido noticiado quarta-feira à noite pelos meios de comunicação social italianos, alguns dos quais o classificam como "gravíssimo".
De acordo com a Ansa, Pavarotti faleceu durante a madrugada.
A notícia da morte espalhou-se rapidamente em Modena e as autoridades policiais estabeleceram um cord찾o de seguran챌a em torno da casa do tenor, onde já se encontra um veículo funerário, referiu a cadeia de televis찾o RAI.
Devido a um "estado febril", Pavarotti tinha sido hospitalizado em Modena a 08 de Agosto, regressando a casa no dia 25 para aí prosseguir a convalescen챌a.
Uma operação às costas, no início do ano passado, seguida da intervenção cirúrgica ao pâncreas em Julho tinham obrigado o tenor a cancelar uma digressão de despedida com 40 concertos pelo mundo inteiro que havia iniciado em Maio de 2004.
Pavarotti n찾o era visto em público há vários meses, embora, depois da opera챌찾o de Julho do ano passado, tivesse anunciado a sua disposi챌찾o de retomar a digress찾o de despedida, no início deste ano, mas n찾o chegou a concretizar o seu desejo.
No início do Ver찾o deste ano, numa homenagem ao tenor realizada na ilha de Ischia, perto de Nápoles (sul de Itália), a mulher de Pavarotti tinha afirmado que o seu marido estava bem de saúde e que estava a preparar o lan챌amento de um disco.
"Nunca se pode saber bem com esta doen챌a, mas acho que Luciano se vai safar, ele está bem. Está a terminar um quinto ciclo de quimioterapia, n찾o perdeu um único cabelo e acima de tudo nem emagreceu", afirmou na altura Nicoletta Mantovani.
Em comunicado divulgado quarta-feira de manh찾 pela Ansa, Luciano Pavarotti tinha manifestado a sua "emo챌찾o" pela cria챌찾o em Itália de um prémio de "excel챗ncia cultural", do qual foi o primeiro galardoado.
"Inclino-me, cheio de emo챌찾o e gratid찾o, pelo prémio que acaba de me ser atribuído, porque me dá a oportunidade de continuar a celebrar a magia de uma vida ao servi챌o da arte", afirmara Luciano Pavarotti no comunicado.
JPA
Lusa/fim