Maputo, Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2007:: Notícias
UMA exposi챌찾o de arte dos estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais abre hoje, na galeria do Espa챌o Joaquim Chissano, na Mediateca do Banco Comercial e de Investimentos (BCI Fomento), em Maputo. A exposi챌찾o, que estará patente até o próximo dia 22 do m챗s em curso, realiza-se igualmente no 창mbito das celebra챌천es do décimo aniversário do protocolo entre a Escola Nacional de Artes Visuais e aquela institui챌찾o bancária.
Produzidos ao longo deste ano, a exposi챌찾o dos estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais é composta por obras produzidas nas modalidades de pintura, desenho, design de moda, escultura, cer창mica, painéis cer창micos, artes gráficas, incluindo web design e vídeo, o que faz com que esta se torne na maior e mais completa exposi챌찾o de sempre apresentada pelos estudantes fora do recinto escolar.
“A exposição deste tem um carácter bastante especial pois, em parte, ela inclui uma componente que já conquistou o mundo das tecnologias de comunicação e informação, que são as artes digitais.”, refere o director da Escola, Victor Sala, sustentando que esta é a primeira vez que o seu estabelecimento escolar expõe nas instalações do BCI Fomento trabalhos em representação de todas as áreas leccionadas na escola, nomeadamente cerâmica, têxteis, artes gráficas e artes visuais. “O objectivo desta Expo-10 anos é dar a conhecer na íntegra todos os cursos que a Escola Nacional das Artes Visuais oferece e as suas potencialidades. São dez anos cheios de orgulho de ter o BCI Fomento como parceiro.”, sublinhou Victor Sala.
Um dos resultados da coopera챌찾o entre estas duas institui챌천es foi a instala챌찾o em rede, por parte do banco, da Internet em cabo permitindo uma melhor qualidade do ensino e pesquisa, dentre outras, das disciplinas de web design e edi챌찾o electrónica.
“A promoção e divulgação das actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo constitui, naturalmente, o objectivo primário desta mostra. Isto significa que, tendo em conta que devido à sua natureza e envolvimento em muitas outras actividades com instituições nacionais e estrangeiras, estarão igualmente expostos trabalhos que reflectem os intercâmbios desenvolvidos com a nossa escola”, disse o director da escola.
Por seu turno, o banco refere que, a realiza챌찾o desta 11짧 exposi챌찾o no seu espa챌o acontece numa altura em que a institui챌찾o está a assinalar a passagem do décimo aniversário da sua cria챌찾o, mas também o décimo de parceria com a escola.
No dia 24 de Junho de 1997, data em que foi inaugurado o banco, este e a Escola Nacional de Artes Visuais assinaram um protocolo de parceria que prevê, entre outros, o apoio do BCI às actividades da escola e a realização, nos espaços do banco, de exposições anuais de obras produzidas pelos alunos ao longo do ano e a sua actividade académica.
“Ao longo destes 10 anos a parceria com a Escola Nacional de Artes Visuais e as exposição de obras dos seus alunos tornaram-se um motivo de grande orgulho para o BCI Fomento”, frisa a instituição bancária, desejando que esta parceria continue a produzir resultados satisfatórios.