Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Pesadelo de Darwin...
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 6 en el tema 
De: pauloafonso964  (Mensaje original) Enviado: 12/09/2007 19:37
Sugest찾o de filme:
O Pesadelo de Darwin - Hubert Sauper
(Le Cauchemar de Darwin). Nos anos 50, uma espécie predatória de peixe, a perca do Nilo, foi introduzida no
Lago Vitória, na Tanz창nia. A idéia era aumentar a produtividade da pesca no local, mas o resultado foi que a perca acabou com cerca de 200 espécies de peixes nativos da regi찾o. O documentário mostra como em um mesmo lago, no qual poucas pessoas lucram com a exporta챌찾o da perca do Nilo para a Europa, a popula챌찾o local sofre e morre de fome. Um pesadelo da globaliza챌찾o.
As margens do maior lago tropical do mundo, considerado como o ber챌o da Humanidade, s찾o hoje o palco do pior pesadelo da globaliza챌찾o.
Na Tanz창nia, nos anos 60, a Perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzida no lago Vitória, como experi챗ncia científica. Depois, praticamente todas as popula챌천es de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso em todo o hemisfério norte.
Pescadores, políticos, pilotos russos, prostitutas, industriais e comissários europeus s찾o os actores de um drama que ultrapassa as fronteiras do país africano.
No céu, enormes avi천es de carga da ex-Uni찾o Soviética formam um ballet incessante, abrindo a porta a outro tipo de comércio: o comércio de armas.
AS ORIGENS DO PESADELO
A ideia deste filme nasceu durante a investiga챌찾o para outro documentário "Kisangani Diary - Loin du Rwanda" , cujo assunto eram os refugiados da revolu챌찾o no Congo. Foi em 1997 que fui testemunha pela primeira vez do tráfico destes enormes avi천es. Enquanto um avi찾o chegava da América com comida para os refugiados dos campos da ONU, um segundo avi찾o descolava para a Uni찾o Europeia com 50 toneladas de peixe a bordo.
O encontro e os laços de amizade que estabeleci com alguns dos elementos da equipa de um dos aviões de carga russos permitiram-me descobrir o impensável. Os aviões não traziam só ajuda humanitária dos países desenvolvidos, mas também traziam armas. Os aviões traziam a comida que os alimentava durante o dia e as armas que os matavam à noite. De manhã, a minha câmara que tremia filmava nesta selva os cadáveres e os campos destruídos.
Conhecer a cronologia e os rostos de uma realidade t찾o cínica tornou-se o objectivo de O PESADELO DE DARWIN.

O CENTRO DO MUNDO
A Região dos grandes lagos é o centro verde, fértil e mineral da África e é considerado como o berço da Humanidade.
Esta regi찾o é conhecida pela sua vida selvagem única, os seus vulc천es cheios de neve e os seus parques nacionais. E ao mesmo tempo é o "cora챌찾o das trevas". As guerras civis que assolam este local t챗m origem numa espécie de esquecimento moral. Elas s찾o, de longe, os conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial.

No Congo, cada dia do ano, o número de mortos ligados à guerra é equivalente ao número de vítimas do 11 de Setembro em Nova Iorque.
Sem serem completamente ignoradas, as inumeráveis guerras s찾o frequentemente classificadas como "conflitos tribais", como os do Ruanda ou do Burundi.
As causas escondidas destas perturba챌천es s찾o, na maioria das vezes, interesses imperialistas por causa dos recursos naturais.

NO CORAÇÃO DAS TREVAS
Éramos uma pequena equipa a filmar O PESADELO DE DARWIN: Sandor, o meu habitual companheiro de viagem, a minha pequena câmara e eu.
Devia aproximar-me das "personagens" e seguir as suas vidas durante longos períodos. Era por isso fácil arranjar boas imagens, mas também era fácil ter problemas. Na Tanz창nia, devíamos esconder a nossa actividade das autoridades. Para subir aos avi천es de carga, tivemos de fingir que éramos pilotos e ter bilhetes de identidade falsos. Nas aldeias, pensaram que éramos missionários humanitários. Os directores das fábricas pensaram que éramos inspectores de higiene da Uni찾o Europeia.
Também fingimos ser homens de negócios ou turistas inofensivos que andavam só a tirar fotografias. Perdemos imensos dias a enfrentar polícias corruptos e interrogatórios. Uma grande parte do dinheiro do or챌amento do filme foi gasto a dar "luvas" para pagar a nossa liberdade. Para nós tratou-se de uma rotina morosa: n찾o trabalhar, ficar sentado debaixo do implacável sol equatorial rodeado de milh천es de esqueletos de percas do Nilo, tentando n찾o enlouquecer.

A LEI DO MAIS FORTE?
A eterna quest찾o é saber que estrutura social e política é a melhor para o mundo encontrar uma resposta. O capitalismo ganhou. As sociedades futuras ser찾o dominadas por um "sistema consumista", considerado "civilizado" e "bom". No sentido Darwiniano, o "bom sistema" ganhou. Ganhou ao convencer os seus inimigos ou ent찾o eliminando-os.
Em O PESADELO DE DARWIN tentei transformar a história do sucesso de um peixe e o boom efémero à volta deste animal "perfeito" numa alegoria irónica e assustadora sobre a nova ordem mundial. Mas a demonstração seria a mesma na Serra Leoa, nas Honduras, no Iraque, na Nigéria ou em Angola.
Para mim, o cinema é o único meio que consegue transmitir, com um verdadeiro impacto, algumas realidades.
A maior parte de nós conhece os mecanismos que destroem a actualidade sem ter verdadeiramente consci챗ncia.
Por exemplo, sempre que um recurso natural é descoberto, os habitantes desse local morrem na miséria, os filhos tornam-se soldados e as filhas criadas ou prostitutas.
Depois de centenas de anos de escravatura e colonização em África, os efeitos da globalização estão a infligir humilhações mortais aos habitantes.
A atitude arrogante dos países ricos no que diz respeito ao Terceiro Mundo cria perigos futuros para todos os povos.
"Não teríamos percas do Nilo no nosso supermercado se não houvesse Guerra em África."
Neste documentário, tentei filmar o mais intimamente possível. Sergey, Dimond, Raphael, Eliza… São personagens verdadeiras que representam maravilhosamente a complexidade deste sistema. Para mim, elas representam um verdadeiro enigma.
"Podia fazer a mesma demonstra챌찾o na Serra Leoa, e em vez de peixes teria diamantes, nas Honduras seriam bananas, no Iraque, na Nigéria e em Angola seria petróleo."



Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 6 en el tema 
De: m짧concei챌찾oalves1 Enviado: 13/09/2007 16:08
Adorei...........nao conheca e gostaria imenso de saber um pouco mais, se tal fosse possivel.
Acho que é do interesse de todos nós.
Também gostaria de divulgar este interessante texto por outros lados, indicando a fonte, como é de direito. Pode ser?
SAO ALVES

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 6 en el tema 
De: monteiro_1 Enviado: 13/09/2007 19:32
Paulo Afonso,
Excelente este apontamento, vi acidentalmente o filme, pensei até que fosse um documentário, fiquei chocado com as imagens, talvez por serem dantescamente reais.
Um abra챌o
Monteiro

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 6 en el tema 
De: monteiro_1 Enviado: 13/09/2007 19:32
Paulo Afonso,
Excelente este apontamento, vi acidentalmente o filme, pensei até que fosse um documentário, fiquei chocado com as imagens, talvez por serem dantescamente reais.
Um abra챌o
Monteiro

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 5 de 6 en el tema 
De: pauloafonso964 Enviado: 13/09/2007 19:44
Olá,
fico satisfeito por ter gostado do tema, é mais um assunto sobre África divulgado por fontes extras à comunicação dita normal!
Só transcrevi o que encontrei no site: http://www.atalantafilmes.pt/2005/opesadelodedarwin/ .
Dentro do site onde diz: Dossier de imprensa, existe um ficheiro em word que pode ser descarregado para o computador, onde tem toda a informa챌찾o necessária acerca do filme!
No site, onde diz : entrar, será aberta uma outra "janela", onde contém, a mesma informa챌찾o divulgada no ficheiro word!
http://www.mininova.org/search/?search=darwin+cauchemar , neste site poderá ser feito o download do filme, (o qual eu tentei fazê-lo, mas infelizmente não deu em nada, como perdi quase um dia inteiro para tentar "sacar" o filme), ...mas parece-me que é possível visionar o filme, se tiver o programa apropriado para o mesmo!!!
Boa Sorte, boas leituras e boa divulga챌찾o!
Paulo.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 6 de 6 en el tema 
De: pauloafonso964 Enviado: 13/09/2007 19:57
Monteiro,
eu sei que este filme esteve para entrar no mercado cinematográfico em Portugal, há uns dois anos, talvez, ...mas depois perdi-lhe o rasto...!
Só há uns dias é que voltei a encontrá-lo num site da internet!
Há tantas histórias "encondidas" sobre África, que nem nos passa pela cabeça...
Ainda bem que existem os ditos jornalistas free-lancers, que divulgam estas histórias pondo em risco a própria vida!
Acredito mais neles, do que os que est찾o sentadinhos numa secretária com ar-condicinado como fundo musical, há espera que os "outros" lhe d챗em a papinha feita para apresentar num telejornal!
Obrigado pelo interesse na história,
1 Abra챌o,
Paulo.


Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados