Em memória de Agostinho da Silva, passados 10 anos após a sua morte, partilho convosco:
AGOSTINHO DA SILVA: DIÁLOGO TRANS-RELIGIOSO
Anselmo Borges
padre e professor de Filosofia
No termo das celebrações do centenário do seu nascimento, quereria deixar uma homenagem a Agostinho da Silva, filósofo, poeta, teólogo, fundador de universidades, místico, inspirador do diálogo intercultural e inter-religioso, sugerindo, numa primeira abordagem, a leitura de Agostinho da Silva. Uma Antologia, de Paulo Borges. Sublinho aqui o seu contributo para o diálogo inter e trans-religioso.
Agostinho da Silva era um homem marcadamente religioso, mas no sentido mais profundo de místico. A religi찾o n찾o tem, antes de mais, a ver com institui챌천es religiosas ou mesmo teologia: "Se os homens acreditassem bastante em Deus n찾o haveria tanta teologia, tanto rito, tanta disputa entre as várias cren챌as."
Na experi챗ncia mística, é-se encontrado pelo Absoluto. Ora, Deus enquanto Absoluto n찾o é isto nem aquilo, é nada de todas as determina챌천es finitas, e, assim, plenitude, "nada que é tudo". Sobre ele n찾o há palavras, só o sil챗ncio.
O melhor símbolo de Deus seria o do Espírito Santo, o centro donde irradiam e para onde convergem todas as religi천es, como numa roda cujo eixo é imóvel: "Como o ponto importante e indispensável de uma roda é exactamente aquele que nela se n찾o move, assim toda a actividade religiosa vem do Espírito, nenhuma religi찾o é sem ele concebível e todas a ele se dirigem."
Quando se foi encontrado pelo Absoluto, então "repete o Espírito, absoluto de existência, que Deus tanto está na missa cristã como na ablução muçulmana, tanto se manifesta pelo orixá africano como pelo taoismo chinês, tanto resplandece nas danças do Xingu como nos mitos de Timor; repete, ao considerar os ateus, e não esquecendo que são ateus os budistas, ao considerar os agnósticos ou os que se dizem anti-religiosos, quando são apenas contra o explorar-se o que é religioso com objectivos que o não são, repete o Espírito que Deus brilha no reverso das medalhas exactamente como no anverso; e repete o Espírito que sendo obrigação essencial de cada um converter- -se à sua própria religião, numa vontade contínua de aperfeiçoamento seu e dela, nunca será plenamente religioso se não entender cada uma das outras religiões como se sua fosse".
"Quem tem n찾o é", escreve de modo duro. Para sublinhar que a experi챗ncia mística da unidade cósmica e divina pressup천e o despojamento total de toda a propriedade - de coisas, de pessoas, do eu próprio. Só a nenhuma ideia de propriedade, capitalista ou socialista, está de acordo com o Espírito. De qualquer forma, Agostinho da Silva, pensador libertário, esperava a concretiza챌찾o da utopia de que pela automa챌찾o se criasse uma economia de tal modo abundante e livre que fosse possível a concretiza챌찾o do Reino de Deus, um reino de homens livres, santos e criadores: "Um dia nada será de ninguém, pois todos achar찾o, por criadores, que t챗m tudo."
No quadro de um ecumenismo autenticamente católico, universal, inter e trans-religioso, exige-se das Igrejas que sejam "as destemidas naus dos grandes místicos, que nunca foram, em religião alguma, os indiferentes, os falhados ou os débeis mentais que fantasiam os críticos de pouco aviso e ainda muito menor erudição". Para isso, não podem elas ceder à tentação de interesses económicos ou políticos, "sempre tão ligados entre si", que as "capturem como escravas" - "escravidão que, parece, muito agrada a muitas".
Quando se experienciou que tudo é no Uno, passa-se "da província ao Universo" e o ecumenismo torna-se autenticamente católico. A Igreja n찾o se importará ent찾o apenas com os crist찾os, mas irá "aos mu챌ulmanos, aos animistas, aos budistas ou aos xintoístas, e, ouso diz챗-lo, aos agnósticos e aos ateus, ensinando a todos fé na vida, que Deus é, esperan챌a no futuro, que Deus já é, só que ocultamente a nossos limitados olhos, e uma caridade que se debruce sobre os problemas espirituais do homem, compreendendo todas as angústias e amparando todos os desvios".
O caminho do Homem é religar-se ao abismo divino do Uno: "Crente é pouco/s챗-te Deus/e para o nada que é tudo/inventa caminhos teus."