O jornalista Carlos Pinto Coelho vai estar hoje, em Beja, à conversa com quatro escritores lusófonos - dois portugueses, uma brasileira e uma angolana - durante o primeiro encontro do novo ciclo mensal "Acontece em Português". O objectivo é transformar aquela cidade num centro internacional de promoção do conto escrito em português.
O ciclo, cujo início está marcado para as 21 horas na Igreja da Misericórdia, está integrado na edição deste ano das "Palavras Andarilhas", o tradicional encontro dedicado à promoção do conto, do livro e da leitura, que se prolonga até dia 23 e vai transformar Beja na cidade dos contos.
"A ideia é falar de literatura lusófona para promover os escritores dos países falantes da língua portuguesa", explicou à agência Lusa, o director da Biblioteca Municipal de Beja (BMB), Figueira Mestre.
Neste sentido, até ao final de 2008, uma vez por mês, o jornalista Carlos Pinto Coelho estará na BMB à conversa com "novos e consagrados" autores do mundo lusófono, que "vão falar das suas obras e da literatura em língua portuguesa".
Apesar da coordena챌찾o dos encontros, abertos ao público, ser assegurada pela BMB, frisou Figueira Mestre, a escolha dos escritores que participar찾o em cada encontro do "Acontece em Portugu챗s" será da responsabilidade de Carlos Pinto Coelho.
No primeiro encontro do ciclo, o autor e apresentador do extinto programa "Acontece" (RTP 2) falará com a escritora brasileira Ana Miranda, com a poetisa angolana Ana Paula Tavares, com o escritor portugu챗s Gon챌alo M. Tavares e o jornalista Nicolau Santos, que também escreve e diz poesia.
Esta primeira conversa deverá também contar com a presen챌a do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, que inaugurará o ciclo.
Novo projecto para 2008
Figueira Mestre espera que a iniviativa seja "um sucesso", referindo que "a BMB gostaria que o ciclo terminasse com a organização, em Beja, no final de 2008, de uma festa dedicada à língua portuguesa". Para tal, adiantou, a BMB "está a preparar o lançamento da Festa da Língua Portuguesa", que deverá incluir um encontro de escritores portugueses, uma feira do livro em português e outras formas de arte na língua de Camões, como música, teatro, banda desenhada e gastronomia.
A iniciativa, que será de edi챌찾o bianual e deverá alternar com as "Palavras Andarilhas", acrescentou Figueira Mestre, vai incluir também dias temáticos dedicados aos vários países lusófonos, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Mo챌ambique, Portugal, S찾o Tomé e Príncipe e Timor-Leste