ARMANDO RAFAEL
Javier Solana vai optar entre Victor Angelo e um diplomata holand챗s
O português Victor ngelo é, neste momento, um dois nomes que estão a ser ponderados por Javier Solana para a liderança da nova estrutura que a União Europeia criou para co-ordenar a parte civil das suas missões de paz a nível internacional.
De acordo com os dados obtidos pelo DN, outro nome que está a ser ponderado pelo secretário-geral do Conselho Europeu e Alto Representante para a Política Externa e de Seguran챌a da UE é o diplomata holand챗s Kees Klompenhouwer.
Subsecretário-geral da ONU e representante de Ban Ki-moon para o processo de paz da Serra Leoa, Victor ngelo, de 58 anos, é o mais antigo dos funcionários portugueses que trabalham para a organização, tendo passado 27 dos seus 30 anos de carreira nas Nações Unidas em África. Com destaque para o Zimbabwe, país onde Victor ngelo esteve entre 2000 e 2004 e onde coordenou a distribuição da ajuda alimentar concedida pelo PNUD.
A nova estrutura da UE, que come챌ou a ser delineada no segundo semestre de 2005, durante a presid챗ncia brit창nica, visa refor챌ar os mecanismos de coordena챌찾o das participa챌천es da Uni찾o Europeia em miss천es de paz, numa altura em que os 27 est찾o ou já estiveram presentes em países t찾o distintos como o Afeganist찾o, Iraque, Geórgia, Kosovo, República Democrática do Congo (RDC) ou Bósnia.
Estando agora em prepara챌찾o uma miss찾o para a República Centro Africana e para o Chade, no 창mbito os esfor챌os de paz para o Darfur.
Fora desta estrutura de coordena챌찾o das miss천es de civis, que deverá ser liderada por um director ou por um coordenador (Civilian Operation Commander), ficar찾o as opera챌천es humanitárias da Uni찾o Europeia, que continuam na depend챗ncia da comissária Benita Ferrero-Waldner.
À partida, quer o percurso de Victor ngelo na ONU, quer a sua experiência no terreno, poderão vir a funcionar a favor do candidato português, sendo certo que tudo depen- derá agora de Javier Solana e das negociações que vierem a ser travadas entre os 27 Estados membros da União Europeia.
Seja como for, o director/coordenador da nova estrutura da UE, que vai trabalhar na depend챗ncia ecta de Javier Solana, deverá ser escolhido já em Outubro.