Moçambique subscreve o posicionamento do presidente zambiano, Levy Nwanawassa, segundo o qual se o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, não for convidado para a Cimeira Europa/ África, ele não vai tomar parte no evento.
O primeiro pronunciamento público do Governo mo챌ambicano sobre a matéria foi feito, hoje em Maputo, pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Coopera챌찾o, Eduardo Koloma, no final de terceira sess찾o mista de coopera챌찾o Mo챌ambique-China.
Eduardo Koloma explicou que o pronunciamento de Levy Nwanawassa expressa a posição de toda a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, de que Moçambique é membro de pleno direito.
Nesta sess찾o, as duas partes assinaram um acordo de doa챌찾o de 55 milh천es e 330 mil dólares a Mo챌ambique e estabeleceram um novo programa de coopera챌찾o para os próximos dois anos.
O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Coopera챌찾o explicou tratar-se de uma ajuda pontual destinados a reconstru챌찾o das infra-estruturas destruídas pelas inunda챌천es no Vale do Zambeze e para constru챌찾o de um centro de tecnologias agrícolas.