04/10/2007 - 09h18
Empresa resgata mais da metade dos mineiros na África do Sul.
Incidente ocorreu na manh찾 de quarta-feira após a queda de um cabo.
Mais de 3.200 operários continuam presos a uma profundidade de 2.200 metros.
Themba Hadebe/AP
Mineradores, inclusive uma mulher, deixam a mina em Carletonville (Foto: Themba Hadebe/AP)
Metade dos 3.200 mineiros que ficaram presos desde quarta-feira (3) em uma mina de ouro perto de Johanesburgo, na Ãfrica do Sul, foi resgatada. E os trabalhos para retirar os demais continuam, informou nesta quinta-feira (4) a companhia mineradora.
Todos estão em bom estado de saúde, apesar da fome e sede, mas sem ferimentos graves, disseram fontes da empresa à emissora local "SAfm" no local de operações, em Carletonville.
A mina é explorada pela empresa Harmony, uma das dez maiores extratoras de ouro do mundo.
Os trabalhadores ficaram isolados a partir das 10h (5h de Brasília) de quarta, quando uma coluna caiu no fosso do elevador principal e cortou o fornecimento eléctrico do sistema habitual de transporte dos mineiros até a superfície.
Reuters
Mineradores come챌am a ser resgatados depois de mais de 10 horas presos em mina de ouro. (Foto: Reuters)
O primeiro grupo, de 75 pessoas, foi tirado com a ajuda de um elevador de carga auxiliar, informou a porta-voz da Harmony, Amelia Soares, à 1h30 de hoje (8h30 de Brasília da quarta-feira).
"Vai ser um processo muito longo e ficaremos trabalhando 24 horas", acrescentou Soares à agência de notícias sul-africana "Sapa".
"Estou seguro de que todos sair찾o de lá s찾os e salvos. Esta infelicidade n찾o é mais que um dos perigos do trabalho", afirmou Stan Bierschenk, diretor-geral da mina.
Até o meio-dia (local) de hoje, tinham sido resgatados 1.725 mineiros, segundo fontes da empresa.
Os trabalhadores levados à superfície estavam em boas condições, mas muito cansados e famintos, de acordo com fontes da empresa e sindicais. Eles passaram um dia nas galerias sem ter muita informação sobre as operações de resgate, segundo a "SAfm".
As equipes esperam retirar todos os mineiros até o fim desta tarde, um dia e meio depois do acidente.
Equipes de paramédicos foram enviadas ao local onde est찾o os outros trabalhadores, a cerca de 2.200 metros de profundidade, para avaliar as condi챌천es.
A Harmony está acelerando o resgate por meio de um elevador de carga de minérios que pode levar à superfície 300 pessoas por hora. A empresa informou que existem saídas para outra mina de ouro adjacente operada pela companhia Anglogold.
Representantes sindicais reclamaram que a mina estava há muito tempo sem receber manutenção e que não existiam saídas de emergência. A ministra de Minas e Energia da África do Sul, Buyelwa Patience Sonjica, concorda com esta opinião.
"Estamos preocupados com a manutenção. Será aberto um inquérito", disse a ministra à "SAfm".
Sonjica afirmou que os mineiros resgatados t챗m sinais de trauma e cansa챌o. Assim que forem encerrados os trabalhos, a mina será fechada por seis meses para uma avalia챌찾o de suas condi챌천es.