Série documental «A Guerra» estreia ter챌a-feira na RTP1
A série documental «A Guerra», realizada por Joaquim Furtado sobre o período da guerra colonial - que estreia ter챌a-feira na RTP1 - vai revelar «muita informa챌찾o nova sobre factos dados hoje como estabelecidos», segundo o jornalista. O documentário, que percorre de forma cronológica 13 anos de conflitos nas antigas colónias portuguesas, resulta de uma «pesquisa bastante aprofundada com recurso a muitas fontes para dar uma visão global dos acontecimentos», explicou Joaquim Furtado à Agência Lusa.
«Traz novas informa챌천es, novas vis천es sobre algumas verdades oficiais», disse, apontando como exemplos os acontecimentos logo no início da guerra em Angola, e o episódio que ficou conhecido como o «Massacre de Mueda», em Mo챌ambique, onde morreram centenas de pessoas.
Ao longo de oito anos, viu mais de seis mil filmes, oriundos, nomeadamente, dos arquivos da RTP, dos servi챌os de audiovisuais do Exército, muitos arquivos particulares e realizou cerca de 200 entrevistas a protagoniastas dos vários lados do conflito.
Sublinhou que, apesar de existir um enquadramento histórico do trabalho, a perspectiva da obra é a de um jornalista: «O meu objectivo é poder dar um contributo para os historiadores tratarem este período», assinalou.
«É essencialmente um visão global com as perspectivas de quem viveu este período chamando-lhe guerra colonial, guerra no Ultramar ou guerra da libertação», destrinçou, sobre os vários protagonistas envolvidos.
Jornalista do Rádio Clube Portugu챗s na época, em pleno estúdio leu o célebre «Comunicado das For챌as Armadas», pouco depois da rádio ter sido ocupada pelos militares revoltosos que puseram fim ao regime com a Revolu챌찾o de 1974.
Mais tarde viria a entrar para a RTP, e nos anos 80 come챌ou a pensar neste projecto, mas foi adiado por várias vezes, regressando a ele só depois de ter saído da esta챌찾o pública de televis찾o, em 1998, quando se demitiu da direc챌찾o.
Quando teve finalmente disponibilidade para o retomar encontrou mais material do que esperava, em milhares de filmes, 500 horas de grava챌천es, que suscitaram entrevistas a algumas pessoas que foi identificando nas imagens.
O autor disse à Lusa que os primeiros nove episódios, com cerca de uma hora cada, vão ser exibidos na RTP1 até ao final do ano, e está já em fase de produção uma segunda série para exibir em 2008.
Sobre outros projectos, comentou que «A Guerra» ainda irá absorv챗-lo durante algum tempo, mas admitiu que pretende fazer outros documentários.
A série «A Guerra» será exibida terça-feira às 21:00 no canal 1 da RTP, após o telejornal.
Diário Digital / Lusa
15-10-2007 13:36:41