Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: A maturidade do poeta Mia Couto
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 14/11/2007 18:22
Canal de Opini찾o: por Jorge Heitor (*)

A maturidade do poeta Mia Couto

Lisboa (Canal de Moçambique) - “Idades Cidades Divindades” é uma obra assombrosa, um impressionante livro de poesia de Mia Couto, que ontem me chegou às mãos, enviado pela Editorial Caminho, e que logo comecei a devorar, em êxtase.
Poemas clássicos, ao nível de Cam천es e de Pessoa, do melhor que nos últimos 420 anos se publicou em língua portuguesa, a qual continua hoje t찾o viva como no tempo em que se construiu a fortaleza na Ilha de Mo챌ambique.
O Prémio Virgílio Ferreira de 1999 e Prémio Uni찾o Latina de Literaturas Rom창nicas 2007 soma e segue, imparável, 52 anos depois de ter dado os primeiros passos na Cidade da Beira. Prossegue a sua caminhada para a consagra챌찾o que um dia será o Prémio Cam천es, que desde há algum tempo lhe vaticino.
Muito mais interessante na poesia do que teria sido à frente da Agência de Informação de Moçambique (AIM) e do jornal Notícias, de Maputo, quando os tempos eram outros, há três décadas, Mia Couto é hoje em dia um dos escritores mais divulgados em todo o mundo lusófono.
Alemães, belgas, búlgaros, chilenos, croatas, dinamarqueses e tantos outros já o traduziram, como se ele fosse o autêntico príncipe das Letras que se escrevem à beira do Índico, desde o Rovuma à Ilha da Inhaca que tão bem conhece.
Na Eslovénia, na Finl창ndia, na Fran챌a, na Grécia e em Israel é possível encontrar livros deste rapaz de origem portuguesa que soube participar na grande gesta mo챌ambicana da luta pela independ챗ncia.
As Idades actuais de Mia Couto, nestes poemas de uma perfei챌찾o inexcedível, ao alcance de qualquer um, s찾o para ser lidas e sentidas em qualquer Cidade, seja ela o Porto, Luanda ou Belo Horizonte.
O autor de Raiz de Orvalho, Estórias Abesonhadas e Mar me Quer está de parabéns. E já nem sequer necessita de desconstruir/reconstruir a língua para se fazer notar. Vai ao mais puro do idioma de Pessoa e de Cesário Verde para escrever versos de encantar, durante as suas passagens pela Gorongosa ou por Boane.
Bem Haja!
(Jorge Heitor, 13 de Novembro de 2007)
(*) Jorge Heitor é jornalista portugu챗s e já foi delegado da ag챗ncia oficial de notícias de Portugal em Maputo durante a governa챌찾o de Samora Machel


2007-11-14 04:42:00


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados