Assassinato de Bhutto aprofunda crise no Paquistão
da Folha Online
O assassinato da ex-premi챗 e líder da oposi챌찾o Benazir Bhutto nesta quinta-feira aprofunda a crise política do Paquist찾o, que pode se tornar a mais séria desde o surgimento do país, há 60 anos.
O assassinato de Bhutto após um comício em Rawalpindi desencadeou uma onda de viol챗ncia, principalmente na Província de Sindh, e pode levar ao adiamento das elei챌천es parlamentares marcadas para o próximo dia 8, que t챗m como objetivo reavivar a democracia no Paquist찾o.
Arte/Folha Online |
|
Protestos violentos contra a morte da ex-premi챗 deixaram ao menos 14 mortos pelo país, segundo a imprensa paquistanesa.
Bhutto, 54, de acordo com pesquisas, seria eleita pela terceira vez para primeira-ministra, em uma elei챌찾o que visa estabilizar o país, abalado pela crescente viol챗ncia perpetrada por extremistas isl창micos.
Logo depois do fim do comício --no qual a ex-premiê falou sobre ameaças à sua vida--, Bhutto pôs o corpo para fora de seu carro blindado pelo teto-solar para acenar aos simpatizantes. Um terrorista primeiro atirou contra a ex-premiê e depois detonou os explosivos que carregava consigo, segundo a polícia e testemunhas.
Bhutto foi declarada morta no hospital em Rawalpindi, sede do Exército do Paquist찾o e a mesma cidade onde seu pai, Zulfikar Ali Bhutto --fundador do Partido do Povo do Paquist찾o (PPP) do qual a ex-premi챗 era líder-- foi enforcado em 1979, após ser deposto por um golpe militar.
"É o ato daqueles que querem que o Paquistão se desintegre", disse Farzana Raja, alto membro do PPP. "Eles acabaram com a família Bhutto", afirmou.
Por todo o Paquistão --um país acostumado à violência política e comandado por militares durante mais da metade de sua existência--, simpatizantes e mesmo oponentes de Bhutto ficaram chocados com a morte da mulher criticada por ser uma líder feudal amparada pelo apoio popular enquanto desfrutava das riquezas da família.
"Eu, como a maioria dos paquistaneses, sigo chocado e n찾o consigo pensar com coer챗ncia sobre o que aconteceu e suas implica챌천es para o país e para o mundo", escreveu o colunista Adil Najam, no site All Things Pakistan.
|
|
O ex-premi챗 Nawaz Sharif ao sair do hospital de Rawalpindi, onde Bhutto morreu |
"O que eu sei é que, concordando ou n찾o com suas posi챌천es políticas, n찾o há como n찾o estar chocado. Escrevendo essas linhas, estou literalmente tremendo", afirmou o colunista.
O ex-premi챗 do Paquist찾o Nawaz Sharif afirmou que seu partido irá boicotar a elei챌찾o de janeiro. Sharif culpou o ditador paquistan챗s, Pervez Musharraf, que tomou o poder em um golpe de Estado em 1999, por provocar a instabilidade no país.
"Elei챌천es livres n찾o s찾o possíveis na presen챌a de Musharraf", afirmou. "Musharraf é a raiz de todos os problemas."
O ditador impôs o estado de emergência no país em novembro, no que foi visto como uma manobra para impedir o veto da Suprema Corte à sua reeleição a presidente. A medida foi suspensa neste mês.
Protestos
Em Karachi, a violenta capital da Província de Sindh, milhares foram às ruas para protestar. "Há confusão por toda a parte", afirmou um comandante da polícia local.
A viol챗ncia diminuiu durante a noite, após dezenas de veículos e edifícios serem incendiados. A polícia disse que n찾o há vítimas na cidade. O Banco Central e todas as escolas ficaram fechadas durante tr챗s dias em luto.
Os EUA, que têm o Paquistão como importante aliado no combate à rede terrorista Al Qaeda e ao Taleban, acreditavam que Bhutto, educada nas universidade de Harvard e Oxford, era a melhor chance de retorno da democracia ao país.
"Os EUA condenam fortemente esse ato covarde cometido por extremistas assassinos que tentam fragilizar a democracia paquistanesa", afirmou o presidente George W. Bush em declara챌찾o. Bush ligou para Musharraf e instou os paquistaneses a honrarem a memória de Bhutto levando adiante o processo democrático.
|
|
Bhutto: ex-premi챗 governou o Paquist찾o por dois mandatos mas n찾o completou nenhum. |
O Conselho de Seguran챌a da ONU classificou o assassinato como "um odioso ato de terrorismo".
Analistas afirmam que a morte de Bhutto --que ocorreu após uma onda de ataques suicidas pelo país e o aumento da insurg챗ncia paquistanesa na fronteira com o Afeganist찾o-- pode tornar impossível a realiza챌찾o da elei챌찾o marcada para janeiro.
"Creio que há uma real possibilidade de Musharraf decidir que a situa챌찾o saiu do controle e que ele precisa impor o estado de emerg챗ncia novamente", disse Farzana Shaikh, da organiza챌찾o de análise política Chatham House, em Londres.
"N찾o é a primeira crise que o Paquist찾o enfrenta desde sua independ챗ncia em 1947, mas creio que seja a pior converg챗ncia de crises que já vimos", afirmou Shaikh.
Luto
Enquanto extremistas isl창micos t챗m sido considerados os principais suspeitos do assassinato, analistas dizem que opositores políticos próximos a Musharraf n찾o podem ser descartados.
"Assim como membros do Taleban e da Al Qaeda, há muitos outros candidatos --há militares e membros dos servi챌os de intelig챗ncia que nunca tiveram boas rela챌천es com Bhutto", afirmou o analista M.J. Gohel.
Musharraf condenou "nos termos mais fortes possíveis o ataque terrorista que resultou na morte trágica de Bhutto e de muito outros paquistaneses inocentes".
"Essa crueldade é o trabalho daqueles terroristas contra os quais lutamos", disse Musharraf. "Busco unidade e apoio da na챌찾o (...) n찾o descansaremos enquanto n찾o nos livrarmos desses terroristas."
O ditador decretou tr챗s dias de luto, mas n찾o mencionou a elei챌찾o em seu breve discurso transmitido pela televis찾o.
A polícia afirma que 16 pessoas morreram no ataque.
Makhdoom Amin Fahim, assessor de Bhutto, afirmou que "se ela n찾o tivesse ficado para fora (do carro) ela n찾o teria sido assassinada".
O porta-voz do Ministério do Interior Javed Iqbal disse que ela morreu devido à explosão, já que não havia ferimento a bala em seu corpo.
Esse foi o segundo ataque contra Bhutto em tr챗s meses. Em 19 de outubro, um homem-bomba matou cerca de 150 pessoas em Karachi, no dia em que Bhutto voltou ao país após oito anos no exílio.
Anjum Naveed/AP |
|
Simpatizantes de Benazir Bhutto levam seu caix찾o no hospital local de Rawalpindi |
Nesta quinta, a ex-premi챗 falou sobre os riscos que enfrentava. "Coloco minha vida em risco pois sinto que o país está em perigo", disse Bhutto durante o comício desta quinta. "As pessoas est찾o preocupadas. Iremos tirar o país dessa crise."
Bhutto se tornou a primeira mulher eleita democraticamente premi챗 em um país mu챌ulmano em 1988, aos 35 anos. Ela foi deposta em 1990, reeleita em 1993, e novamente deposta em 1996, em ambos os casos por denúncias de corrup챌찾o e improbidade.
A ex-premi챗 afirmava que as denúncias tinham motiva챌찾o política.
O marido de Bhutto, Asif Ali Zardari, viajou de Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Islamabad para buscar o corpo de sua mulher e levá-lo a Larkana, cidade natal de Bhutto e onde seu pai está enterrado. Membros do partido afirma que o funeral deve ser realizado nesta sexta-feira.