| Segundo Paulo Zucula, as bacias hidrográficas dos rios Zambeze, Púngu, Buzi e Save ultrapassaram já os níveis de alerta e, como consequ챗ncia, cerca de 25 mil pessoas ser찾o afectadas pelas inunda챌천es, resultantes das descargas da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e da queda de chuvas no Zimbabué e Malaui, países vizinhos de Mo챌ambique.
"Os rios est찾o acima do nível crítico. Em algumas partes há uma situa챌찾o clara de inunda챌천es", afirmou o director do INGC.
De acordo com o Boletim Hidrológico da Administração Regional de Águas (ARA-Sul) de Moçambique, o nível do rio Save - que nasce no Zimbabué, corre para sul e depois atravessa Moçambique de oeste para leste, desaguando no Oceano Índico - atingiu mais de sete metros, ultrapassando em dois metros o nível de alerta, que é de 5,5 metros.
O rio Buzi também transbordou inundando Govuro e Machanga, na província de Sofala, distritos que ficaram sem comunica챌찾o com o resto do país. Esta situa챌찾o for챌ou a retirada da maior parte da popula챌찾o, que se albergou nas escolas e igrejas.
As previs천es meteorológicas apontam para a possibilidade de o rio Zambeze também transbordar durante o m챗s de Janeiro.
"Actualmente, está-se a proceder à evacuação nos rios Save, Púngué, Buzi e Zambeze. Nos próximos dias pode haver abrandamento das chuvas, mas a seguir tudo voltará à carga", assinalou Zucula.
Com Lusa Triste noticia, não bastava tanta miséria, tanta guerra! S찾o Percheiro
|