Mário........
Sei que pelos teus lados o tempo nao é, também famoso...mas aqui temos uma agravante: a grande humidade e, por consequinte, os ossos.....
Mas vo챌챗s estao num sítio, mais aconchegante, digamos...isto aqui é muito "aberto".
Isabel.....
Nhumba é palhota, n찾o? Deve ser, os dialetos sao diferentes, mas a gente cá se entende.
Pois, eu nao tenho (ainda) netos e há dias que estou sozinha. A filha sai de manha e só chega la para as 19 horas. Com o filho também ausente, a vir a casa aos fins de semana, só aí é que tenho a palhota desorganizada.........roupas, comidas, mas nada de brinquedos, heheheh.(e mete-me já muita confus찾o).
Mas assim, também vou tendo mais tempo para os meus trabalhos e hoje foi um dia que nem o nariz foi á rua.
Mas, estou com certa pena, daí falar em pescadores. Porque aqui há muita gente a viver do mar, da pesca e afins. Pescadores de alto mar, do rio, mulheres a venderem na lota e pelas ruas....e dias seguidos sem irem ao mar, é muito complicado, pois lá se vai o rendimento familiar.
Ocupam o tempo na taberna,, em intermináveis jogos de cartas, copitos ou remendando redes.
As mulheres, fazem outras coisas, o que calha para poderem sobreviver, mas quando se é pobre, há outra coisa acrescida: o magote de filhos e há que dar comida a todos.
Por isso, nao é raro o rol de fiados na mercearia de bairro, ou o pedido semi-envergonhado de" alguma roupita ou algo que nao queira, para os meus meninos.....".
Viv챗ncias de vidas duras e pesadas de trabalho e leves de bolsos...
Por aqui também muitos se aventuram por Espanha e Fran챌a, na faina. Mas há vezes que vao de barco e ....v챗m entre 4 tabuas, como recentemente aconteceu nas Caxinas, Vila do Conde.
Ã, também nestas alturas que se recorre muito ao hospital e não só por doença.....o frio e a fome. Muitos idosos vao dar sangue, ao menos têm o pequeno almoço garantido, é mais uma refeição que comem sem despender nada, mas há espaços de tempo a cumprir.
para nós, também é mau. N찾o há peixe fresco, o que aparece (se aparece) é caríssimo, vai-se ao congelado, que remédio!
Mas , e os vegetais? Quem vai para as machambas com este tempo? Tudo alagado?
Porque por aqui ainda há muita gente com machamba, e a gente aproveita, sempre uns produtos mais frescos, mais saudaveis e mais baratos.
Esperemos que amanha o dia seja melhor e que o tempo come챌e a melhorar.
Mas.....estas altera챌천es climáticas, fazem-me dizer como certos povos "Os Deuses est찾o zangados".
SAO ALVES