Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Ondas do Índico engolem o Tofo
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 18/01/2008 03:06
Perante a apatia do Município e desespero dos comerciantes locais
Ondas do Índico engolem o Tofo

Inhambane (Canal de Moçambique) – O mar, o Oceano Índico, que banha a costa moçambicana, está a destruir na região do Tofo, na capital da província de Inhambane, numerosas instâncias turísticas construídas ao longo da costa. Os seus proprietários estão desesperados. Dizem não ter fundos para travar a erosão provocada pelas águas que galgam imparáveis as zonas ribeirinhas, sobretudo devido à destruição de espigões que existiram ali construídos para evitar a erosão e com a falta de manutenção durante anos se foram degradando deixando praticamente hoje de existir.
A Praia do Tofo, localizada no município de Inhambane, a 21 quilómetros do centro da capital provincial possui numerosas instâncias turísticas pertencentes a cidadãos nacionais e estrangeiros junto da costa. Anualmente a costa está a ser “comida” cerca de 20 metros estando a água do mar a invadir as estâncias turísticas localizadas junto da costa.
Numa entrevista exclusiva ao «Canal de Mo챌ambique», Dino, um operador turístico daquela regi찾o, proprietário de um famoso bar local, «Dino's Bar», contou com pormenor a situa챌찾o de afli챌찾o que os comerciantes daquela regi찾o vivem perante a "apatia do Conselho Municipal de Inhambane que nada faz de concreto para travar a eros찾o provocada pela for챌a das águas do mar".
"Já transferimos as instalações do bar por três vezes devido à aproximação da água do mar. Cada transferência significa elevados custos, mas não há outra alternativa porque não temos condições para travar a erosão marinha, enquanto pretendemos continuar a operar à beira do mar".
O Conselho Municipal que concede os talhões para a construção das referidas instâncias turísticas à beira do mar, diz o nosso entrevistado "nada está a fazer no sentido de travar a erosão e/ou apoiar os comerciantes quando estes vêm-se obrigados a transferir os seus estabelecimentos devido a erosão".
"Já nos reunimos por várias vezes com o Município para ver se em conjunto buscamos uma solu챌찾o para travar a fúria das ondas que est찾o cada vez a amea챌ar mais as nossas actividades comerciais, mas as nossas discuss천es tem sido um fracasso, n찾o resultam em nada, o município parece n찾o estar muito preocupado com este problema", afirmou Dino.
O «Canal de Moçambique» viu de perto o cenário que se passa na Praia do Tofo, onde as casuarinas que fazem o limite entre a costa e o mar, nas dunas primárias, estão a ser destruídas massivamente. Sabe-se que o problema de erosão marinha não é recente naquela praia de um enorme potencial turístico na província e no País. Todavia, queixam-se os operadores de serviços recreativos instalados à beira mar, as autoridades nada fazem de concreto para travar a erosão que ameaça acabar com os investimentos aprovados na costa do Tofo.
A tentativa de ouvir a autarquia local para dizer o que está a se fazer no sentido de minorara a situa챌찾o, redundou em fracasso.
A nossa equipa de reportagem efectuou vários contactos com o município da cidade, mas n찾o chegamos a ser atendidos para falar do assunto aqui descrito.
Sabe-se, porém que há um projecto apoiado pelo Município de Oeiras, em Portugal, de reabilitação dos esporões que servem para suster a areia e evitar a erosão. O empreendimento está em fase de preparação e ainda este ano poderá ter início, apurou o «Canal de Moçambique» recentemente. As autoridades municipais de I´bane, contudo, não estiveram disponíveis para esclarecer em que pé se encontra a iniciativa portuguesa de apoio ao Município, mais precisamente à Praia do Tofo.

(Borges Nhamirre)

2008-01-17 06:48:00


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados