Existem muitas diferen챌as entre os cérebros feminino e masculino, sendo que ao nível funcional e comportamental se encontram as maiores desigualdades, indica Nelson Lima, director executivo do Instituto da Intelig챗ncia.
«As doen챌as neurológicas e psiquiátricas afectam [também] homens e mulheres distintamente», sublinha o especialista, exemplificando com a hiperactividade e a síndrome de Asperger, doen챌as mais masculinas, a bulimia nervosa e o Alzheimer, mais femininas. Mas n찾o é só o sexo que influi.
«As diferen챌as hormonais, biológicas e também sociais e comportamentais resultantes da cultura, das condi챌천es e dos estilos de vida» entram neste jogo. Truques? «Ler, passear, fazer amigos, conviver com os mais novos, uma dieta sadia, uma sesta a meio do dia...», recomenda.
Uma coisa é certa: quanto mais usar o cérebro, mais jovem ele se manterá. «A mente pode ser refor챌ada por actividades sociais, novas aprendizagens e evitando rotinas entediantes. Tudo isto insere-se na chamada neuróbica», explica o neuropsicólogo.
Para saber mais sobre neuróbica, clique aqui.
«Os exercícios mais estruturados de treino mental, como a meditação activa, pertencem à categoria de neurofitness e podem ser aprendidos com instrutores habilitados», acrescenta ainda.
Sabia que...
A osteoporose pode ser evitada com um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em cálcio e vitamina D e exercício físico regular.
Diferen챌as entre X e Y
Apesar das doen챌as cardiovasculares serem comuns no sexo feminino, o especialistas em Cardiologia s찾o, na sua maioria, homens. O INE contabiliza 585 cardiologistas homens e 167 mulheres.
Em 2005, a diabetes esteve na origem da morte de 2611 mulheres e 1959 homens.
As mulheres t챗m oito vezes mais hipóteses de sofrerem de osteoporose (doen챌a que torna os ossos mais frágeis) do que os homens.
A asma e o estado de mal asmático provocaram a morte de 73 mulheres e 39 homens, enquanto que a gripe esteve na origem da morte de 31 mulheres e 17 homens em 2005 .
O cancro da próstata é uma doen챌a comum no sexo masculino, que fez 1636 vítimas em 2005.
N찾o só as mulheres t챗m cancro da mama, embora liderem a tabela: 19 homens e 1479 mulheres foram vítimas dessa patologia em 2005.
Só as mulheres podem engravidar (isto n찾o é novidade nenhuma), mas é em equipa que isso acontece. Um casal normalmente fértil tem apenas 25 por cento de hipóteses de conceber a cada m챗s.
Em 2005, morreram mais homens do que mulheres de VIH, doen챌as crónicas das vias aéreas inferiores, doen챌as do aparelho digestivo, doen챌as crónicas do fígado, acidentes de transporte e tuberculose.
A infertilidade não se limita ao sexo feminino: 40 por cento dos casos deve-se à mulher, 40 por cento ao homem e os restantes 20 a ambos ou fica por explicar.
Texto: Joana Andrade com Manuel Carrageta (cardiologista), Margarida Carneiro (investigadora em imunologia) e Nelson Lima (neuropsicólogo)
Fontes: INE, APOROS, Webmd.com