Mário.........
Há uma entidade especifica para a apreensão de pirataria informatica, DVD, filmes audio e musica, etc. È um ramo da ASAE, mas com outra denominação. A sua área de intervenção, por vezes é vista na Tv, nas feiras de todo o País. Colabora conjuntamente com a PSP/GNR, conforme o caso.
Esses DVD´S, filmes etc que são piratiados, provêm da Internet e são vendidos á descarada em bancas de feira por todo o lado. Apreendem-se 1OOO, dez minutos depois dos policias e inspectores passarem, são repostos os stocks.
Também podem denunciar infractores desde que tenham provas que estao a sacar da net, procedendo aos respectivos autos de apreens찾o e identifica챌찾o dos autores para posteriores averigua챌천es e condena챌천es.
Também n찾o sou a favor da pirataria, quanto mais nao seja porque um autor, vive dos direitos de autor, das vendas que tem e filme, musica ou livro pirateado é menos aquela percentagem que por direito é sua e o seu ganha p찾o.
E, muita coisa é pessimamente falsificada, danificando por vezes aparelhos.
Prefiro um bom original, mesmo que tenha poucos, procuro o original.
Costumo dizer que ler e ouvir musica, s찾o os meus vicios. Como n찾o tenho outros, empato ali o que posso e quando posso.
Agora, vai dizer isso a um jovem que pode adquirir um video da sua musica ou filme preferido por 5 euros (quando nao sao 3 por 5 euros) a dar 15 ou 20 nas lojas....
O Estado, no meu entender e o Ministério da Cultura, especialmente, é que deviam intervir, n찾o achas? E dar um pouco mais de cultura, baixando os pre챌os, nomeadamente dos livros.
N찾o sei se respondi á tua pergunta. Um dia te contarei certas cenas caricatas, com a ASAE, IGAE e feirantes....
Beijinho para ti e Lena
SAO ALVES