Oh Isabel........
Associo os ratos, ratazanas, ratoes e coisas afins, sempre, mas sempre, a animais peçohentos, sujos, portadores de coisas mas, destroidores e sobretudo.......covardes (são os primeiros a fugirem.......)
Por isso os detesto, por nojo...............
Vou contar um episódio, que se passou em Inhaminga.
Estavamos em periodo de ferias escolares e passavamos geralmente as ferias sempre fora. Como a filha do Administrador era minha colega e ficava em nossa casa aos fins de semana, la fui eu passar uns dias de férias com a familia, a Inhaminga.
Pois bem, uma das mulheres dum criado, teve gemeos. Nós, encantadas, fomos ate á palhota, v챗-los e sempre que podiamos, lá estavamos entretidas. A palhota, diga-se de passagem, sempre limpa e arrumada.
Num dia, a mulher ausentou-se ate á machamba, logo ali atras da palhota...e deixou-nos ali com os gemeos, que dormiam, nao se ia demorar. Por nós, os garotos, estavam seguros. Mas a dada altura, ouvimos um barulho esquisito, vindo do teto e ficamos assustadas, pois pensamos que seria "a nhoka" (cobra). Pensamos logo em pegar nos bebés e desandar dali. Qual não fo o nosso espanto ao vermos cair, bem á nossa frente, uma ratazana (ou rato), enormeeee(aos nossos olhos, claro!), do tecto , quase aterrando em cima da gente e dos bebés! Claro que houve guinchos, gritaria nossa e choro dos bebes que entretento acordaram! A mae, ouviu aquele barulhão todo e la vinha a correr, aflita, da machamba!
Enfim, passou, mas nao esqueci a cena.......e detesto ratos, pronto....assim como detesto repteis.
Que hei-de fazer? N찾o é medo, é mesmo nojo!
Jinho,
SAO ALVES