Moçambique: Malawi vai construir oleduto até à cidade da Beira [ 2008-01-31 ]
Joanesburgo, África do Sul, 31 Jan - A empresa Venessia Petroleum do Qatar foi contratada para construir um oleduto entre a cidade da Beira, Moçambique, e Nsanje, no Malaui,de acordo com o diário digital sul-africano BizCommunity.
Na ter챌a-feira, responsáveis governamentais do Malawi informaram que o contrato tinha sido assinado no passado dia 21 do corrente m챗s e disseram ainda que o projecto, com um prazo de execu챌찾o de 36 meses, compreende o oleoduto e instala챌천es de armazenagem para aumentar as reservas do país dos actuais 10 para 90 dias.
Actualmente, o combustível é trazido da Beira através de cami천es-cisterna, que circulam através da Tanz창nia, destinando-se este projecto a reduzir de forma drástica o custo da importa챌ao de combustíveis.
Questionado pela imprensa na apresenta챌찾o do projecto, o secretário de Estado da Energia e Minas, Charles Msosa, afirmou que o projecto se enquadra no plano de desenvolvimento Chire-Zambeze, acordado com Mo챌ambique.
O ministro da Energia, Henry Banda, adiantou que o Malawi está a seguir com interesse o projecto da refinaria da Nacala, unidade que espera poder servir o mercado regional.
O projecto de investimento na refinaria, no valor de cinco mil milh천es de dólares, foi aprovado em Outubro do ano passado.
A construção e operação ficará a cargo da Ayr Petro-Nacala, empresa norte-americana do ramo petrolífero registada no estado de Texas, contando também com três investidores da África do Sul e um moçambicano.
A unidade terá uma capacidade de produ챌찾o de 100.000 barris por dia de diversos tipos de combustíveis e seus derivados (gasolina, gasóleo, petróleo de ilumina챌찾o, combustível para aeronaves, entre outros). (macauhub)