Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: União Africana pressiona líderes políticos do Quénia
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 02/02/2008 01:51

PATRÍCIA VIEGAS
Uni찾o Africana pressiona líderes políticos do Quénia
Ban Ki-moon vai a a Nairobi apoiar esfor챌os de paz
No primeiro dia da sua cimeira de chefes do Estado e do Governo, a Uni찾o Africana instou os líderes políticos quenianos a colocarem um ponto final na viol챗ncia que, num m챗s, já fez perto de mil mortos e entre 250 mil e 300 mil deslocados.
"O Quénia foi o país que sempre falou com os outros para fazer a paz. Hoje, ao olhar para ele, vemos viol챗ncia nas ruas e até falamos em viol챗ncia étnica e genocídio. N찾o podemos ficar de bra챌os cruzados", disse ontem o presidente da Comiss찾o da Uni찾o Africana, Alpha Konaré, citado pelas ag챗ncias internacionais.
Também o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a quem coube fazer a abertura da cimeira desta organização regional, sublinhou a responsabilidade dos políticos daquele país da África Oriental. E indicou que hoje estaria de visita ao terreno.
O Quénia mergulhou na viol챗ncia após as elei챌천es de 27 de Dezembro. Nelas foi reeleito o chefe do Estado cessante, Mwai Kibaki, que foi o centro das aten챌천es em Addis Abeba, capital etíope onde decorre a reuni찾o. A oposi챌찾o, de Raila Odinga, acusa- -o de fraude e n찾o o reconhece. O líder do Movimento Democrático Laranja exige um novo escrutínio.
Apesar de tudo, as duas partes aceitaram uma media챌찾o, que é liderada por Kofi Annan, o antecessor de Ban Ki-moon na ONU. Apesar de alguns sinais positivos emergirem, a viol챗ncia n찾o parecer dar tréguas, tendo levado o antigo secretário-geral a suspend챗-las até hoje.
"Adiámos a sessão", disse Annan, precisando que os negociadores tinham de resolver questões urgentes. "As conversações foram suspensas por causa da morte do deputado", explicou, à AFP, em Nairobi, um dos seis negociadores.
O deputado era da oposi챌찾o, chamava-se David Kimutai Too e foi morto a tiro em Eldoret, no Oeste, por um polícia de tr창nsito, segundo a edi챌찾o on-line do Guardian. Estava acompanhado pela mulher, que também faleceu, mais tarde, em consequ챗ncia dos ferimentos sofridos.
Fontes policiais quenianas falam na hipótese de crime "passional" e sugerem que a mulher do deputado era amante do autor dos disparos. Mas Odinga n찾o se convence com essa vers찾o e fala em "execu챌찾o". Trata-se do segundo deputado do Movimento Democrático Laranja morto em poucos dias no Quénia. O primeiro, Mugabe Were, foi abatido a tiro por dois homens, no carro, quando se preparava para entrar no port찾o da sua casa em Nairobi.
As declara챌천es ontem feitas por Konaré n찾o reflectem, porém, o conteúdo da carta que lhe foi enviada pela Human Rights Watch. Nela, a organiza챌찾o n찾o governamental pede ao presidente da Comiss찾o que a Uni찾o Africana exija um inquérito independente sobre as elei챌천es em que Kibaki foi declarado vencedor por apenas 200 mil votos.
O sucessor de Konaré deve ser eleito durante esta cimeira, que decorre até sábado em Addis Abeba, com a presen챌a de 40 líderes. No primeira dia da reuni찾o a Tanz창nia foi escolhida para suceder ao Gana na presid챗ncia da UA. O chefe do Estado tanzaniano, Jakaya Kikwete, comprometeu-se desde logo a solucionar a crise do Quénia.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados