Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Padre António Vieira nasceu há 400 anos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 06/02/2008 19:26
Padre António Vieira vida e obra é objecto, amanhã e depois, de congresso internacional em Roma

Ana Vitória *
arquivo jn
Passam hoje 400 anos sobre o dia em que o Padre António Vieira nasceu. Jesuíta, missionário, orador e diplomata, António Vieira foi sobretudo um dos maiores prosadores da língua portuguesa.
Este ano é, pois, ano vieirino - tempo de celebra챌찾o do Jesuíta e da sua obra, t찾o extensa e diversa como «vária e perpétua a peregrina챌찾o de [sua] vida».
"Hoje, ler Vieira n찾o é apenas entrar no grande teatro do mundo barroco é descobrir, com maravilha, o infinito universo da palavra, prodígios, subtilezas e meandros da língua", sublinha a comiss찾o organizadora do evento.
As cerimónias arrancam oficialmente, na Academia de Ci챗ncias de Lisboa, com uma confer챗ncia de Eduardo Louren챌o, um dos maiores pensadores portugueses vivos. A sess찾o subordinada ao tema "Vieira do Império do Verbo ao Verbo como Império", está marcada para as 18 horas e contará com as presen챌as do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Cardeal Patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo, bem como do presidente da Academia das Ci챗ncias de Lisboa, Adriano Moreira, e do presidente da Comiss찾o Organizadora de 2008 Ano Vieirino, o professor Manuel C창ndido Pimentel.
Estas comemora챌천es contam também com a participa챌찾o do Centro Cultural de Belém, CCB, que prop천e para hoje, a partir das 14.30 horas, uma série de iniciativas, como a leitura de alguns dos célebres serm천es do homenageado por cinco escritores Rodrigo Guedes de Carvalho, António Mega Ferreira, Gon챌alo M. Tavares, José Tolentino Mendon챌a e Armando Baptista-Bastos .
Seguir-se-á, no foyer do CCB, pelas 18.30 horas, a exibição da longa-metragem "Palavra e Utopia" (2000), de Manoel de Oliveira, - filme incluído também no ciclo que a Cinemateca Portuguesa realiza este mês sobre o jesuíta - e, para terminar, às 21.30 horas, um concerto da orquestra Divino Sospiro e do Coro Officium, intitulado "Foi-nos um Céu Também", no pequeno auditório.
À mesma hora, na capela da Universidade de Coimbra, realiza-se um recital de órgão e pregação do "Sermão de Quarta-feira de Cinzas" - este ano o dia 06 de Fevereiro coincide com a quarta-feira de cinzas.
Também hoje, será inaugurada na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, uma exposição iconográfica e bibliográfica do Padre António Vieira, coordenada e organizada pelo professor Arnaldo do Espírito Santo, presidente da Comissão Científica de 2008 Ano Vieirino. Na capital, um eléctrico chamado Vieira - um dos que fazem a carreira número 28, que liga o Largo de Camões à Graça - fará a sua viagem inaugural hoje, a partir das 15 horas, transportando especialistas que falarão aos passageiros sobre a vida e obra do jesuíta do século XVII cujo IV centenário do nascimento nessa data se assinala. As homenagens ao Padre António Vieira prolongam-se por todo este ano abordando os campos múltiplos em que ele se destacou da retórica à hermenêutica, da poética à iconologia, da filosofia à teologia e da diplomacia à história. E terão dimensão internacional com o congresso sobre a sua vida e obra que se realiza amanhã e depois em Itália.
* com Lusa

http://jn.sapo.pt/2008/02/06/cultura/padre_antonio_vieira_nasceu_400_anos.html



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados