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General: A "noite escura" de Madre Teresa
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De: manuelnhungue  (Mensaje original) Enviado: 12/02/2008 15:21
A "noite escura" de Madre Teresa

Uma cole챌찾o de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro Mother Teresa: Come Be My Light publicado em 4 de setembro de 2007, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canoniza챌찾o revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discuss천es sobre uma possível posi챌찾o agnóstica.

Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus[1]. Em 1956 escreveu: "T찾o profunda 창nsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas n찾o atrai - O céu n찾o significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se n찾o houver Deus - n찾o pode haver alma - se n찾o houver alma ent찾o, Jesus - Voc챗 também n찾o é real."[1]

No entanto, o texto de suas cartas n찾o deve afetar a campanha por sua santifica챌찾o, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em rela챌찾o a sua fé, como por exemplo S찾o Tomé.[1]

  • A crise espiritual.

Segundo o postulador da causa da canoniza챌찾o de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual come챌ou nos anos 50, logo após a funda챌찾o da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escurid찾o interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas n찾o conseguia sentir nada"[2] Este fen척meno é conhecido na tradi챌찾o e na teologia mística crist찾, e foi S찾o Jo찾o da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identifica챌찾o com Deus.[3]

  • Sil챗ncio divino.

Bento XVI comentando as cartas disse que este sil챗ncio serve para que os crentes percebam a situa챌찾o daqueles que n찾o acreditam em Deus. Falando sobre as experi챗ncias místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua for챌a de fé, Madre Teresa sofria com o sil챗ncio de Deus". [4]

  • Antídoto contra o sentimentalismo.

Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao anor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 hs. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos n찾o puramente religiosos." [5]

  • Santa da escurid찾o.

O jornal New York Times em editorial de 5 de setembro de 2007 assinala que Madre Teresa em uma de suas cartas afirma que se alguma vez chegarei a ser santa, seguramente o serei da escurid찾o. O editorial cita a jornalista e escritora Flannery O’Connor, católica, que passou por uma difícil enfermidade de natureza degenerativa, que escreveu que existem pessoas que "pensam que a fé é um grande cobertor elétrico, quando é com certeza a cruz". O artigo procura estabelecer um paralelismo entre o sofrimento dessas duas mulheres quando considera que "ambas n찾o falaram sobre o seu próprio sofrimento e continuaram a trabalhar. "Madre Teresa, enferma de nostalgia por um sentido do divino, manteve a fé com os enfermos de Calcutá", conclui o editorial. [6]

Michael Gerson, colunista do Washington Post, a respeito da "noite escura" de Madre Teresa, escreve que este fato interior e o contraste externo de sua alegria e sorriso n찾o podem ser considerados como se fosse hipocrisia. Afirma que "Há uma espécie de valentia na perda da ilus찾o sem perder o cora챌찾o" e que "a santidade tem que ver mais com obedi챗ncia que com sentimentos espirituais, que a fé pode coexistir com o sofrimento e a dúvida, que a santidade pode ser mais áspera e mais difícil do que imaginamos". [7]



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