O presidente norte-americano, George W. Bush, inicia hoje uma viagem de uma semana a África, onde tentará alterar a imagem internacional dos Estados Unidos, muito criticados pela guerra no Iraque.
Bush visitará Benin, Tanzânia, Ruanda, Gana e Libéria, numa viagem que se anuncia como sendo a última grande visita a África antes de deixar a presidência, em Janeiro.
«Esta viagem será uma oportunidade de mostrar o compromisso dos Estados Unidos com as pessoas daqueles países e de África em geral», explicou Stephen Hadley, assessor da Adminitração norte-americana para a segurança nacional.
Preocupado com a marca que a sua Administração deixará na história, Bush, impopular e criticado pela guerra no Iraque, espera destacar os seus esforços para melhorar a contribuição dos Estados Unidos na luta contra o HIV/SIDA e a malária, promover as reformas a favor da democracia e o livre comércio, além de combater os conflitos regionais em África.
«Esta viagem colocará em evid챗ncia os acordos estreitos que os Estados Unidos alcan챌aram com os africanos para combater desafios como as doen챌as, a pobreza e a seguran챌a», disse Hadley, que destacou «progressos únicos» nestas áreas.
A agenda de Bush inclui conversa챌천es para acabar com o que os Estados Unidos consideram um genocídio no Darfur, oeste do Sud찾o, bem como com a viol챗ncia no Quénia após as elei챌천es presidenciais de 27 de Dezembro.
14-02-2008 13:53:02
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=318678