Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Moçambique poderá ter centro de gestão de águas
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 28/02/2008 14:31
MOÇAMBIQUE e Holanda estão a trabalhar com vista à criação de um centro de investigação e gestão de águas no país. Para discutir detalhes do projecto, uma missão de cientistas holandeses deverá deslocar-se em Março próximo a Maputo para contactos com as autoridades governamentais e comunidade científica nacionais.
Maputo, Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2008:: Notícias
O facto foi revelado em Amsterdão, a capital holandesa, no quadro da visita de três dias que o Presidente da República, Armando Guebuza, efectua desde ontem àquele país europeu a convite da Rainha Beatriz.
Pretende-se que o centro de investiga챌찾o privilegie a gest찾o de águas, área onde a Holanda possui larga experi챗ncia.
A Holanda está a cinco metros abaixo do nível das águas do mar, mas graças à sua experiência na gestão de recursos hídricos não tem tido problemas de cheias.
Em Mo챌ambique, a ideia é gerir a água das cheias de modo a servir as comunidades e n찾o prejudicá-las.
O país está a trabalhar com os seus parceiros de coopera챌찾o para atingir a meta de 6500 cientistas até ao ano de 2025, no quadro da estratégia do Governo para o desenvolvimento do país.
Para concretizar este desafio, o Governo já está a trabalhar com vários parceiros de coopera챌찾o, entre os quais a Holanda.
No seu primeiro dia de trabalho, Guebuza foi recebido pela Rainha Beatriz, no Palácio Real, e manteve encontros separados com embaixadores africanos acreditados em Amsterd찾o, empresários holandeses e mo챌ambicanos.
Ainda ontem, Guebuza proferiu uma palestra na Delft University, subordinada ao tema “Moçambique e as Tecnologias de Informação: Em busca de soluções inovativas para o desenvolvimento sustentável”.
Mo챌ambique conta actualmente com cerca de 600 cientistas nas várias áreas de especialidade.
Os primeiros cientistas moçambicanos deverão deslocar-se à Holanda para se especializarem a partir de 2009, segundo disse o Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massinga.
No 창mbito da parceria com outros países, Mo챌ambique envia anualmente 50 mo챌ambicanos para se especializarem no Brasil. Com a Alemanha, o Governo está a finalizar os detalhes para que, igualmente, este país europeu passe a receber mo챌ambicanos para o mesmo efeito.
Os dois países v찾o trabalhar igualmente no desenvolvimento de recursos humanos, tecnologias de informa챌찾o e comunica챌찾o, meio ambiente, mudan챌as climáticas, assist챗ncia técnica, infra-estruturas e turismo.
Na perspectiva de refor챌ar a coopera챌찾o e investimento holand챗s em Mo챌ambique, segundo apurou a AIM, o ministro holand챗s da Coopera챌찾o e Desenvolvimento vai visitar Mo챌ambique em Maio próximo para contactos com as autoridades locais.
Santos Nhantumbo, AIM, em Amsterd찾o
In http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/125885


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados