OLa Gente Linda....
Agrade챌o a vossa uni찾o de felicidade, mas só quem viveu de perto tudo de inicio, pode perceber o quanto dificil, revoltante e emocionante, também, esta luta.
Tivemos que pedir ajuda a quase todo o mundo, (inclusivé o Bispo de Viana, que lamentando, apesar de compreender a gravidade da situa챌찾o, n찾o se quis envolver, apesar de numa carta, dar o seu apoio moral á familia), ir para a comunica챌찾o social (jornais, onde no Diário do Minho, a dirigente local da DREN acusou-nos de sermos mentirosos-mas ontem ouviu, se ouviu!) e a TV, também, pareceres médicos e de pedopsiquiatras, etc. E a Maria Barroso, que apesar de tudo parece ser bem melhor que o marido, mais humana, se interessou pelo caso, e a quem solicitei ajuda.
O pior era a DREN local, que nao queria qua o "bolo monetário" lhe fugisse das maos. recebe pela educa챌찾o de cada deficiente uma pequena verba, mas nada faz.
E o Miguel, sofria e fazia sofrer. Atirava-se a tudo e a todos, estava transformado num autentico "bicho". Tem imensas fobias na mente distante dele, n찾o fala, escreve, nao come sozinho, nao se veste sozino.. usa fraldas, devido a problema de nascen챌a, é de partir o cora챌찾o.
A familia, esta esgotada fisica e psicologicamente.
Era tambem atacada (especialmente a mae e irm찾), pelos ataques de furia do Miguel, que só tem 9 anos, mas for챌a de um jovem de 20.
Como devem saber, atirou-se dum 3º andar onde vivia, para a rua. Partia televisoes e a casa, outrora cheia de coisas boas e lindas, esta uma desola챌찾o, pois tudo que o Miguel pudesse chegar e estragar ou por em perigo a vida dele e dos outros, foi guardado.Nem espelhos, pode ver.
Eu própria, fui vitima do descontrolo dele, que me agarrou pelos cabelos e nem os óculos escaparam, nem umas valentes caneladas.
Por isso, respiro de alivio. E fico feliz pela familia, que eu estava a ver em riscos de desestrutura챌찾o.
Um apreço muito grande ao pai do Miguel, que desde o inicio, esteve de pedra e cal na resolução do caso, ao contrario de outro pais(no masculino) que nunca deram a cara.
O Miguel, vai agora ter aulas de musica que o acalmam, assim como animais (cavalos), que já frequentou, a 10 euros O MINUTO, custeado pelos pais; agora sera pelo instituto e com mais frequencia. Terapia de fala e auto controle, vai aprender a lidar com as pequenas coisas do dia a dia...e a controlar os seus impulsos (nao bater , nao partir, nao se atirar ...)
O problema maior eram também as férias escolares, pois onde estava, escola normal, onde nada aprendia e massacrava os colegas e professores, tem as ferias lectivas normais.
Ali, onde vai agora, n찾o. N찾o há ferias. Somente vai de manha e volta á noite, em carrinha propria e daqui a uns 2 ou 3 meses, come챌a a ficar lá e so vir de 2 ou 3 em 3 dias.Fins de semana com a familia.
E é tudo.
Tenho pena destas crian챌as sem futuro ou rumo na vida, que depois dos seus pais partirem........ficam á merc챗 de nem sei o que. O Estado? N찾o me fa챌am rir de tristeza!
Ja me pediram mais ajuda noutros casos e so se nao puder o nao faço.
Acho que vou continuar esta luta, conforme possa, pois este desfecho, deu-me novo 창nimo.
E agora, já sei onde me dirigir e onde destilar o meu veneno e indigna챌찾o pelo facto de aqui, ninguém se importar pelos rejeitados da sociedade. e o estado n찾o se responsabilizar por estes cidadoes.
A par do que ja faço,na minha vida particular, encontrei a minha cruzada. Espero bem conseguir algo positivo sem falsos pudores, mas com espirito guerreiro (pareço os velhos indios a falar, heheh).
Preciso, é for챌as. Mas vou arranjar.
Um beijinho grande a todos.
SAO ALVES