Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Carta de Manjacaze
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: maosdeaco  (Mensaje original) Enviado: 21/03/2008 19:03
This message has been deleted by the author.


Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: maosdeaco Enviado: 21/03/2008 19:18

Caros Amigos

Queria partilhar com voces a carta escrita pelas duas voluntárias do G.M.M. (Grupo Miss찾o Mundo) que se encontram a colaborar no Projecto da Mesa de S. Nicolau em Manjacaze.

Este projecto irá ser alargado no espa챌o e no tempo mas para além de ser necessário mais m찾os voluntárias é também necessário verbas - daí a organiza챌찾o do "Jantar Esperan챌a".

Obrigado pela vossa aten챌찾o e Boa Páscoa

Beijinhos

Carla Rebelo dos Santos

“ Em Mandlakaze vimos com os nossos próprios olhos a FOME em letras bem grandes e a ouvimos pronunciada a um baixíssimo tom de voz..... humilde e sereno......”

Mandlakazi 10 de Mar챌o de 2008

Xowani @amigos,

Pensavam que não dávamos noticias…pois é, temos andado desaparecidas, mas em funcionamento…e adaptação…estes 15 dias têm sido preenchidos de emoções, calor, alguns fanicos e trabalho.

A Marta já tem o cabelo cheio de tranças e a Patrícia não larga a Capulana e o lenço na cabeça…… o calor já quase não nos incomoda, e as mãos e pés da Patrícia já voltaram á normalidade…….

Em seguida descrevemos um pouco o que tem sido a nossa actividades nestes 15 dias com o suporte de alguma informação.

Por enquanto está tudo a correr bem, até o despertar…aqui o nosso dia começa ás 6.30 da manhã, pois o Mata-Bicho é as 7h da manhã. Como anoitece por volta das 19h e amanhece ás 5h da manhã as noites são mais curtas e os dias longos… já me (Patrícia) aconteceu estar cansada e com fome ( o calor não ajuda) olhar para o relógio e ainda são 9h da manhã…… tomamos sempre 2 “mata-bicho´s…

Durante a manhã temos algumas actividades na escolinha infantil onde estão 82 crianças divididas por 4 salas, as crianças têm entre 3 e 5 anos. Actividades que podem ir desde ensinar um jogo ou uma canção nova até ajudar as educadoras a formar e educar… (O livro que a Margarida nos deu para fotocopiar tem sido muito útil, não só para a escolinha como para as jornadas na cadeia).

Foi instituído e com sucesso dia do aniversariante. Fizemos uma listagem com os nome e data de nascimento das crianças por sala, facultou-se a listagem ás educadoras e promoveu-se um jogo que apela à partilha de gestos e oferendas simbólicas (como por exemplo uma flor) dos meninos para com o aniversariante .Vai ser alargado o dia do Aniversariante ao Educador.

Outra actividade na Escolinha é a semana do desenho, como objectivo promover o desenho , criatividade e desembara챌o para com o papel e lápis e posteriormente fazer uma exposi챌찾o no exterior do recinto, para que os pais possam ver os dotes dos seus filhos e participar mais activamente na educa챌찾o dos mesmos.

Para ter uma ideia, a maioria das crianças vão para a escola primária sem saber pegar num lápis ou caneta, depois chegam á escola e como até à 4ª classe a passagem é directa, com 10 anos não sabem escrever o seu próprio nome…As turmas da escola primária podem ir até 40 – 60 crianças… claro que por muita boa vontade que o professor tenha é impossível acompanhar todos os alunos, principalmente os que têm mais dificuldades…A Marta está a concluir a “maquete” com os desenhos para começarmos a pintar os muros e paredes da escolinha.

É fantástico a reacção que têm perante a nossa pele... quase que me (Marta) arrancam os dedos, a saia, a t-shirt, as tranças que a eles parecem “mechas”, etc., pois já começam a ter ciúmes uns dos outros!!! As crianças passam aqui o dia, almoçam e às 16h vão para casa.

Por volta das 11h vamos ajudar e “supervisionar” a execução da comida que é dada todos os dias ás crianças da escolha primária. Aqui em Manjacaze são 110 crianças e ainda não se começou na outra Aldeia (Macasselane) porque o Padre Xavier tem estado com malária…mas penso que até ao final desta semana se comece. Título de curiosidade, até á data já foram dadas 900 refeições, aproximadamente. A maioria destas crianças é a única refeição que faz, vivem em pobreza extrema.

As crian챌as s찾o apáticas e pouco falam, para lhe tirar uma palavra é necessário um esfor챌o e paci챗ncia brutal., as vezes sinto-me (Patrícia) impotente e até tenho medo de falar, pois ficam a olhar para mim, como se fosse um bicho.

Mas o sorriso, bem o sorriso é a riqueza deste povo, é o melhor desta gente.

Segue-se o almoço e a tarde é dividida entre 2 x por semana jornadas (1h) na prisão local a trabalhar com os 50 reclusos e o centro nutricional.

O centro nutricional em parceria com o hospital local recebe 6 a 8 mães, em média / semana. As mães chegam aqui acompanhadas com o filho ou filhos (trigémeos é normalíssimo)... já não basta serem tantos ainda mais múltiplos de 2 e 3…..e respectivo relatório clínico, 99% da mães são seropositivas assim como as crianças!!!

Um filho de pais seropositivos que não esteja contaminada é um Milagre e logo se dá origem ao nome da Criança, “Milagre”, “Sorte”, “Beleza”, “Rainha” ou então “Castigo”, “Tristeza” ou “Triste”, “Miséria”, “Maçada”, “Pecado”…… caso o resultado do teste HIV seja positivo ou o parto doloroso….. Muitas m찾es pelas péssimas condi챌천es de vida, fome, doen챌a e HIV s찾o bastante vulneráveis já para n찾o falar nas crian챌as, quando est찾o em perigo de vida e necessitam de cuidados especiais ficam aqui até terem alta para regressar a casa.

Sábado por volta das 14.30 ”vamos” á catequese que tem cerca de 300 crian챌as.

Para a semana iremos reunir com os catequistas na tentativa de os ajudar nas suas dificuldades, dando também alguma forma챌찾o, pois verificou-se que a catequese é rígida e sem din창mica.

O ambiente em casa não podia ser melhor, a alegria e a gargalhada são momentos constantes… até sapos apanham para nos assustar!
Sentimos a cada passo, em cada rosto a presença de Deus e a força e a coragem que vocês e restantes amigos e família nos transmitem. Kanimambo por esta oportunidade, Kanimambo por estarmos sempre juntos…

Um grande beijinho para todos,

Marta e Patrícia

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 22/03/2008 00:45
Carla, xowani,
Muito obrigada, por teres partilhado com o Café Zambeze a carta que, recebeste de amigas que, como tu, se entregam à causa das crianças moçambicanas.
Orgulhamo-nos da tua participa챌찾o e queremos estar contigo, em todas as iniciativas de solidariedade em que te empenhares.
Espero que, no próximo dia 29, reunas muitos e generosos amigos.
Um grande beijinho e até sábado.
Isabel


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados