Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

CAFEZAMBEZE
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Outils
 
notcias: Estudo: Uma chávena de café implica o gasto de 140 litros de água
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse Effacer le message  Message 1 de 1 de ce thème 
De: misabelantunes1  (message original) Envoyé: 22/03/2008 15:26
Lisboa, 22 Mar (Lusa) - O consumo de uma chávena de café equivale a um gasto de 140 litros de água, gasta no cultivo, produção e empacotamento dos grãos, de acordo com o vencedor do 'Prémio Estocolmo da Água 2008'.
O professor universitário brit창nico John Anthony Allan desenvolveu uma teoria denominada "água virtual", que mede a quantidade deste líquido que é gasta na produ챌찾o de alimentos.
Segundo os seus cálculos, uma chávena de café equivale a 140 litros, o que corresponde, aproximadamente, à quantidade de água que uma pessoa gasta diariamente.
Já para a produ챌찾o de um peda챌o de meio quilo de queijo s찾o necessários 2.500 litros de água, enquanto um quilo de carne de vaca, até chegar ao consumidor, exige o disp챗ndio de mais de 10 mil litros. Feitas as contas, o professor laureado afirma que cada pessoa gasta diariamente entre dois mil e cinco mil litros de "água virtual".
A teoria desenvolvida por Allan valeu-lhe a distin챌찾o com o Prémio Estocolmo, tendo causado um grande impacto nas políticas de gest찾o de água, de acordo com o diário espanhol 'El Mundo'.
O júri do prémio salientou que este estudo pode ter importantes implica챌천es na equilíbrio dos recursos aquíferos mundiais, contribuindo para diminuir a escassez de água em algumas regi천es, através de um uso mais eficaz e com menos desperdícios.
JPB.
Lusa/Fim


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés