Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: POIS....REGRAS DE ALTERNNCIA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 8 en el tema 
De: mariommarinho1  (Mensaje original) Enviado: 23/03/2008 03:45
ZIMBABUE
Mugabe diz que enquanto for vivo fica no poder
O presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, fez este sábado à tarde um aviso à oposição, afirmando que o Movimento para a Mudança Democrática jamais exercerá o poder no país enquanto ele for vivo.

A declara챌찾o de Mugabe foi feita esta tarde em Harare durante um encontro de apoiantes. Robert Mugabe é candidato ao sexto mandato como presidente do Zimbabué.

Ontem, o presidente zimbabueano afirmou que as forças de segurança estão prontas a circunscrever todas as formas de violência que possam acontecer após as eleições de 29 de Março no Zimbabué, à imagem do sucedido no Quénia.

«As afirmações segundo as quais nós vamos assistir a violências pós-eleitorais semelhantes às que se sucederam no Quénia são um disparate absoluto», afirmou o presidente zimbabueano, durante uma visita à sua cidade natal de Murombedzi, a oeste de Harare.

Os confrontos que se seguiram ao escrutínio neste país provocaram 1.500 mortos e cerca de 300.000 deslocados.

O presidente Mugabe, que aos 84 anos luta por um sexto mandato como chefe de Estado, vai defrontar sábado, 29 de Mar챌o, tr챗s outros candidatos nas presidenciais: o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, o antigo ministro Simba Makoni, e um novo rosto da política zimbabueana Langton Toungana.



Primer  Anterior  2 a 8 de 8  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 8 en el tema 
De: m짧concei챌찾oalves1 Enviado: 23/03/2008 06:01
Ora aí esta um.........homem(?) de fortes convic챌천es!
Claro que nao vamos asistir a violencias pós-eleitorais no Zimbabué...ele nao as deixa ver, nem as deixa existir!
Ao menos, o que promete (genocidio), ele cumpre!
SAO

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 8 en el tema 
De: mariommarinho1 Enviado: 23/03/2008 20:24

Joanesburgo, 23 Mar (Lusa) - A decisão do presidente zimbabueanode permitir a presença de polícias junto das urnas de voto "para auxiliar eleitores analfabetos e com limitações físicas" é uma traição à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral acusam políticos e analistas.

Depois de os dirigentes da oposi챌찾o se terem insurgido contra as altera챌천es ao processo eleitoral introduzidas por Robert Mugabe, salientando que o alto comando da polícia é cem por cento fiel ao presidente e ao seu governo, vários analistas v챗m agora alertar para os riscos de manipula챌찾o dos votos e dos votantes e do potencial de viol챗ncia que esta decis찾o encerra.

O governo de Robert Mugabe tinha acordado com a oposição (Movimento para a Mudança Democrática - MDC), sob a mediação do presidente da África do Sul, que agentes da polícia e das forças de segurança deveriam manter-se a pelo menos 100 metros das assembleias de voto no dia 29 de Março, quando o povo zimbabueano for às urnas eleger o presidente, os deputados ao parlamento e as autoridades locais e regionais.

John Makumbe, analista político e académico, exortou a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) a denunciar a "traição" de Mugabe aos acordos alcançados sob a égide do organismo regional e a condenar o presidente zimbabueano pelas suas iniciativas.

"A SADC deveria condenar Mugabe e garantir que ele vai respeitar os acordos previamente assinados. N찾o podemos ter uma polícia partidária nas mesas de voto. Eles [os polícias] s찾o meras correias de transmiss찾o da máquina fraudulenta da Zanu-PF [o partido de Mugabe]", disse Makumbe.

Políticos da oposi챌찾o e analistas recordam que quer o comissário nacional da polícia, Augustine Chiuri, quer o comandante-em-chefe das for챌as armadas, general Constantine Chiwenga, afirmaram nos últimos dias, em ocasi천es diferentes mas utilizando praticamente a mesma terminologia, que nunca será permitido no Zimbabué que "fantoches do ocidente" [referindo-se ao candidato da oposi챌찾o Morgan Tsvangirai e ao candidato independente Simba Makoni] governem o país.

O maior partido da oposi챌찾o (o MDC) acusa as for챌as policiais de desempenharem um papel fundamental na deturpa챌찾o dos resultados eleitorais e na intimida챌찾o de eleitores, alguns deles analfabetos, sobretudo nas zonas rurais.

"A polícia é claramente utilizada como arma de intimida챌찾o na agenda de reten챌찾o do poder da Zanu-PF e a legaliza챌찾o da sua presen챌a nas assembleias de voto é prova disso. Em segundo lugar é inaceitável, do nosso ponto de vista, que Mugabe, um participante nas elei챌천es, possa alterar as regras do jogo quando ele está a ser jogado", afirmou em comunicado o MDC.

Entretanto, aumentam no Zimbabué e na região os receios de que as alterações às regras eleitorais provoquem uma explosão de violência.

Mergulhados numa crise económica avassaladora desde há oito anos, que resultou numa inflação superior a 100 mil por cento ao ano, uma taxa de desemprego superior a 80 por cento e uma escassez crónica dos bens mais elementares, os zimbabueanos poderão, segundo muitos observadores, sair às ruas em protestos provavelmete violentos se os resultados eleitorais não corresponderem às suas expectativas.

O influente grupo cívico "Assembleia Nacional Constituinte", com a sigla NCA, apelou na sexta-feira à polícia e ao exército para que não respeitem as ordens dos seus comandantes e coloquem os interesses da nação e dos cidadãos acima de tudo.

"Voc챗s ouviram os vossos comandantes declarar que n찾o saudar찾o nem apoiar찾o mais ninguém a n찾o ser o actual presidente, mas foi este presidente e a sua elite que fizeram das vossas vidas, das vossas famílias e das de todos nós uma miséria diária", recordou a NCA.

Esta coliga챌찾o de grupos defensores dos direitos humanos, que centra a sua actividade na aprova챌찾o de uma nova Constitui챌찾o para o país, apelou aos agentes das for챌as de seguran챌a para que, em caso de conflito, "larguem as armas e se coloquem ao lado do povo na tarefa de reconstruir a na챌찾o e promover o desenvolvimento".

AP

Lusa/fim


Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 8 en el tema 
De: espadinha1940 Enviado: 23/03/2008 21:50
"Mugabe diz que, enquanto for vivo, se manterá no poder..."
Ora aqui está um homem profundamente democrático!
Espadinha

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 5 de 8 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 24/03/2008 00:44

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 6 de 8 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 24/03/2008 00:44

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 7 de 8 en el tema 
De: hern창nitavares Enviado: 24/03/2008 19:29
Mário,
A minha opinião é que nesta altura do campeonato, o melhor seguro de vida (dele) é o poder.
Claro que vai haver mais fome e miséria, mas isso n찾o importa ao nababo.
Para mim o heroida antiga Rodesia foi só um: Ian Smith. O povo n찾o o quiz nem ao
seu delfim Muzorewa, agora paga as favas. N찾o aprenderam nada com descoloniza챌찾o
(exemplar) de Mo챌ambique e Angola.
Ian Smith pela for챌a das circunstancias, conseguiu em dois anos, transformaro maior
produtor de tabaco no maior produtor de cereais. Morreu quase na obscuridade.
As dezenas de anos de atrazo de África deve-se principalmente pelos governantes
quererem fazer tudo de novo, sem aproveitar o que de bom se tinha feito.
Já tenho saudades de um bom bate papo sobre isso.
Dá beijocas à Lena e abraços ao Tino e au Nuno & Ciª.
Aquele abra챌o fraterno

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 8 de 8 en el tema 
De: mariommarinho1 Enviado: 24/03/2008 19:52
Hern창ni,
Agrade챌o a tua participa챌찾o, e registei a tua opini찾o, com a qual estou de ac척rdo.
Aliás, o bom senso económico, politico e social, andam bastante arredados daquele espa챌o geográfico.
Um beijinho para a Emilia, e para as restantes meninas da casa.
Um abraço para ti, extensivo à rapaziada.
Mário


Primer  Anterior  2 a 8 de 8  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados