A Autoridade de Seguran챌a Alimentar e Económica (ASAE) já identificou dois lotes de óleo de girassol de origem ucraniana potencialmente contaminado, informou hoje o presidente do organismo.
Em declarações à TSF, António Nunes anunciou que na terça-feira serão anunciados os lotes contaminados à venda em Portugal.
Além dos lotes, a ASAE já identificou também seis importadores do produto.
Para já, a Autoridade de Seguran챌a Alimentar e Económica mantém a recomenda챌찾o para que o produto n찾o seja consumido.
A contamina챌찾o de óleo de girassol oriundo da Ucr창nia foi reportada pela Rede Europeia de Alerta Rápido, tendo a ASAE informado no sábado que uma pequena parte deste produto terá entrado no circuito comercial portugu챗s através da aquisi챌찾o directa no mercado espanhol.
A ASAE recomenda, por isso, que se evite o consumo de óleo de girassol, por n찾o conseguir identificar a totalidade das marcas e lotes nacionais que podem conter contamina챌천es.
No caso de já terem consumido o produto, informa-se que o mesmo n찾o representa qualquer risco acrescido para a sua seguran챌a e saúde, face ao baixo nível de contamina챌찾o até agora conhecido», acrescenta a mesma entidade.
Uma parte significativa das quantidades conhecidas de produto entrado no circuito comercial em Portugal já se encontra bloqueada e suspensa a sua venda, n찾o estando disponível na cadeia alimentar.