Poderá haver melhor combina챌찾o para os dias de hoje? No próximo sábado, dia 10 de Maio, a partir das 12.30 horas, Tomar junta os melhores ingredientes naturais e convida-o a vir saborear o Congresso da Sopa.
Ora repare: a iniciativa terá lugar no Mouchão Parque, uma ilha no meio do rio Nabão, rodeada das águas frescas e do amplo verde do arvoredo deste e dos jardins circundantes. Recuperado recentemente, o parque apresenta agora uma área ainda mais vasta de relvados de onde foi banida a expressão “proibido pisar a relva”.
A este ambiente quase inacreditavelmente natural em pleno centro da cidade junta-se o cardápio de 57 sopas apresentadas por 36 restaurantes. Confeccionadas durante a manhã em cada uma das casas aderentes, são constituídas pelos ingredientes mais naturais, à base de produtos hortícolas, nomeadamente legumes e leguminosas, cujas propriedades e benefícios para a saúde são bem conhecidos.
É que se existe acontecimento gastronómico em que se pode entrar de consciência tranquila quanto aos reais benefícios dos alimentos a consumir, é seguramente este.
Por isso, venha dia 10 de Maio ao XV Congresso da Sopa, cujos bilhetes já se encontram à venda, em Tomar no Posto de Turismo e na Região de Turismo dos Templários, e em Lisboa na Casa do Concelho de Tomar, mas podem também ser adquiridos no local no próprio dia.
O preço de entrada continua a ser de 8 euros (sim, apenas oito euros) com direito a uma malga, um copo e uma colher, podendo escolher e provar qualquer uma das 57 sopas. Pode comer até ter vontade, acompanhar com pão e com os excelentes vinhos dos cinco produtores/engarrafadores locais que de ano para ano têm vindo a ganhar ainda mais qualidade. Há ainda água e café. Sabendo ainda que, no fim, o lucro apurado reverterá como sempre para o CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar.
Aqui temos sopa com mandioca da nossa terra Mo챌ambique. Aqui sopa de peixe, uma receita rápida e muito económica.
Para 6 pessoas
Tr챗s filetes de pescada razoaveis
6 cenouras grandes
4 dentes de alho
4 batatas
1 concha de azeite
1 cebola
1 embalagem peq. de delicias do mar
sal q.b. e um bom molho de coentros
P천e a cozer uns miutos os filetes com o sal, depois tira para fora, e na água da cozedura p천e as batatas, cebola, alhos azeite,cenouras e vai a cozer.
Passa tudo muito bem, e junta o peixe já esfiado, as delicias e os coentros e deixa levantar fervura, e está pronta.
Bom apetite e um abra챌o
S찾o Percheiro