Lisboa, 14 Mai (lusa) - O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou hoje que o Acordo Ortográfico deverá estar adoptado em pleno dentro de seis anos.
O ministro falava na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, tendo assinalado que o que está em debate é "apenas a entrada em vigor, já que o acordo foi ratificado pelo Parlamento em Junho de 1991 e publicado no mesmo ano o respectivo decreto ratificativo".
O ministro minimizou os impactos que o novo acordo terá e prev챗 "um período no máximo de seis anos para assegurar uma transi챌찾o integral".
Pinto Ribeiro n찾o considerou relevante uma proposta da deputada Teresa Caeiro, do CDS/PP, para se criar uma comiss찾o de acompanhamento de implementa챌찾o do acordo.
"Tenho estima e confian챌a nos professores, n찾o é necessário uma entidade reguladora", justificou o governante.
Património, museus, estatuto do artista, mecenato e apoio às artes foram outros dos temas da comissão parlamentar.
Relativamente ao património, o ministro disse estar para breve, antes de Setembro, a regulamenta챌찾o da lei do património, nomeadamente no que diz respeito ao depósito legal e ao mecenato.
Quanto aos mecenas, Pinto Ribeiro observou que "as rela챌천es est찾o a ser bem sucedidas" e que há uma comiss찾o a trabalhar para rever a lei do mecenato cultural.
No tocante ao apoio às artes, os regulamentos serão alterados à medida que terminarem os prazos de vigência, acrescentou.
O primeiro regulamento a ser "possivelmente alterado" será o dos apoios quadrienais, cuja vig챗ncia termina a 30 de Julho.
Nesta área, o ministro reconheceu que ser찾o necessárias altera챌천es pontuais.
Relativamente ao estatuto do artista, reconheceu não se estar "à beira de qualquer solução", nomeadamente porque o Governo está a uniformizar todos os regimes, para passar a considerar os regimes excepcionais, em que se enquadrarão as profissões de desgaste rápido, como é o caso dos bailarinos.
Esta matéria depende também de outros ministérios, nomeadamente o da Seguran챌a Social e o das Finan챌as, sublinhou o ministro.
NL.
Lusa/Fim