Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Alta de preços dos combustíveis
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: mariommarinho1  (Mensaje original) Enviado: 19/05/2008 20:36

Manuel Pinho

Alta dos combustíveis é uma situa챌찾o "muito preocupante"

O ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou hoje "muito preocupante" o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.

O ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou hoje "muito preocupante" o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.

"A situa챌찾o é muito preocupante porque tem impacto sobre o poder de compra das famílias e sobre a vida das empresas", reconheceu o ministro, quando questionado pelos jornalistas sobre as subidas nos pre챌os dos combustíveis.

Manuel Pinho falava em Aljustrel (Beja) depois da cerimónia, presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que assinalou o arranque simbólico da produ챌찾o comercial do complexo mineiro local.

Apesar de frisar que o preço dos combustíveis é um factor que "ultrapassa" o Governo, o ministro da Economia lembrou que, no que respeita ao executivo, já foi pedido à Autoridade da Concorrência para fazer, "com urgência", um "diagnóstico" sobre a situação.

Nesse estudo, acrescentou, ser찾o analisados "todos os factores que, eventualmente, possam estar a travar a concorr챗ncia no sector e, com isso, empolar artificialmente o aumento de pre챌os dos combustíveis".

"Precisamos de ter a certeza de que n찾o há factores anormais a empolar os pre챌os", sublinhou.

Manuel Pinho acrescentou que espera receber o relatório da Autoridade da Concorr챗ncia "até final deste m챗s ou princípios de Junho" e, "mal o tenha" na sua posse, irá "dá-lo aos deputados para que também se possam inteirar da situa챌찾o".

"O que é um verdadeiro cúmulo é alguns políticos dizerem que o Governo fica satisfeito com esta situa챌찾o", lamentou o ministro.

No último sábado, Pedro Passos Coelho, candidato à liderança do PSD, acusou o Governo de amealhar mais impostos do que previa "à boleia" do preço do crude, exortando o executivo a "estudar rapidamente" a possibilidade de baixar o IVA dos combustíveis.

Por seu turno, no mesmo dia, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, desafiou o primeiro-ministro a apresentar solu챌천es "que aliviem o peso da fiscalidade sobre os combustíveis" e permitam recuperar o poder de compra dos pensionistas.

"O senhor primeiro-ministro vai ao Parlamento, na próxima semana, e espero que tenha a sensibilidade de levar solu챌천es para dois problemas que todos os dias se est찾o a tornar mais sérios", afirmou o líder nacional do CDS-PP.

O complexo mineiro de Aljustrel, com o investimento da Lundin Mining Corporation na retoma da extrac챌찾o, fica com uma capacidade de tratamento anual de minério que ascende aos 1,8 milh천es de toneladas.

Jornal de Negócios com Lusa




Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados