Em Maputo, no prosseguimento do julgamento do processo sobre a tentativa de assassinato contra o advogado Albano Silva, o Tribunal Judicial da cidade de Maputo procedeu ao inicio da tarde de ontem a acarea챌찾o de Anibalzinho e Dudu, dois dos seis réus neste processo.
Aníbal negou que tenha tido encontros com Dudu no Hotel Rovuma visando matar Albano Silva.
Aníbal disse que os depoimentos prestados pelo Dudu imputando responsabilidade a sí, é um acto de vingança por não ter conseguido repor a viatura deste, danificada num acidente ocorrido quando os dois voltavam de Ressano Garcia apos terem escoltado Miguel Chamusse que levava uma dupla cabina a África do sul em finais de 2000.
Dudu por sua vez reiterou que tudo o que disse sobre as reuni천es no Hotel Rovuma é verdade. Jurou que essa reuni천es versaram sobre o atentado contra a vida de Albano Silva. Recordou que num dos encontros Nini propôs a Aníbal que assaltassem uma viatura de paquistaneses que semanalmente transportavam um milhão de dólares de Moçambique para África do sul.
Respondeu que Dudu assim como Vasquinho eram seus amigos e estavam envolvidos no roubo de viaturas em colabora챌찾o com outros que n찾o quis citar por raz천es de seguran챌a para os seus filhos.
Aníbal disse que as declara챌천es por ele assumidas antes, fez por mando de Nhimpine Chissano. Nhimpine deu-lhe garantias que consistiam em lograr a atenua챌찾o da sua pena caso prestasse depoimentos a seu favor.
Dudu refuta as afirma챌천es do dr. Frangoulis segundo as quais depois de ter andado fugitivo foi se entregar a ele. Nunca entrou na resid챗ncia de Nini e da unica vez que que se dirigiu para lá, foi na companhia de Aníbal que queria saber de Nini porque ele pretendia suspender a opera챌찾o contra Albano Silva.
Na mesma altura iam devolver os 100 mil que seriam usados nos preparativos do atentado. Na ocasi찾o Nini disse que o dinheiro poderiam usar tendo Aníbal ficado com 80 mil e Dudu com 20 mil. Dudu esclareceu que ficou com o último valor a título de empréstimo para reparar a sua viatura com a qual se envolveram no acidente.
Aníbal disse que nunca falou com Nini sobre a morte de Albano Silva. Recebeu o dinheiro de Dudu mas sem saber a sua proveniencia, se era de Nhimpine Chissano ou do próprio Dudu e n찾o era para matar alguém.
Reiterou que ninguem o contactou para matar Albano Silva reconhecendo sim, ter sido contratado para matar o jornalista Carlos Cardoso e mais ninguém, numa encomenda feita por Nhimpine Chissano e Nini.
Aníbal referiu que aquando da ocorrência do atentado contra Albano Silva ele se encontrava na África do Sul e só regressou a Maputo no ano 2000. Reiterou que a arma usada na morte do jornalista e o carro, ficaram com Dudu, e desconfia que este tenha entregue a arma a Vasquinho pois passaranm a ser muito amigos.
Dudu esclareceu que a segunda reuni찾o do Hotel Rovuma Dudu apresentou Aníbal a Nini. Por sus vez Aníbal negou tal facto dizendo que já conhecia Nini há bastante tempo quando o abordou para que lhe vendesse uma viatura.
Dudui disse que ao abrigo das reuni천es que tiveram ele seria o elo de liga챌찾o entre Aníbal e Nini e seus companheiros. Aníbal disse que Dudu foi seu irm찾o e que esta desven챌a era por causa de dinheiro e carros porque a certa altura Dudu passou a andar a pé ou de chapa.
De referir que antes desta acarea챌찾o entre Aníbalzinho e Dud o Tribunal ouviu antes em declara챌천es Albano Silva, Nataniel Macamo, antido porta-voz do comando geral da polícia e Sidik Mahomed, amigo de Albano Silva.