A única política contra o petróleo é a poupan챌a
Só há duas maneiras de minorar as consequ챗ncias do problema do aumento do pre챌o do petróleo. Uma é fazer com que os países da OPEP inudem o mercado - o que n찾o parece fácil, porque a alta dos pre챌os os favorece. A segunda maneira de combater este problema é baixar o consumo. N찾o há nenhuma solu챌찾o no meio.
Pelo menos n찾o a que os pescadores e outros profissionais europeus como os camionistas t챗m pedido: baixar os impostos. Embora seja normal que o fa챌am. N찾o t챗m conhecimentos suficientes, e est찾o em tal desespero que qualquer solu챌찾o lhes parece boa.
A baixa de impostos teria de ser organizada no 창mbito da Uni찾o Europeia. E, mesmo assim, todo o (grande) bolo do or챌amento que vem dos impostos sobre os combustíveis teria de ser substituído por outra proveni챗ncia - o que implicaria muita imagina챌찾o. E isso daria, como já disse a UE, muita margem aos países produtores de petróleo e aos especuladores para continuarem a aumentar os pre챌os. Pelo menos em Portugal, na dura luta contra o défice, a situa챌찾o é delicada. Como acentuou Cavaco Silva, ontem, depois de ter dito que era preciso algumas medidas de apoio para os pescadores.
Mudar hábitos, fazer frente aos que nos querem vender caro, não comprando - dos países produtores às gasolineiras. Esta, e só esta, é uma solução a longo prazo.