Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Prémios Talento
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 08/06/2008 13:11

ANA BELA FERREIRA
Prémios Talento. Segunda edi챌찾o distingue, hoje, 12 portugueses, entre 36
Est찾o nomeados 36 portugueses emigrantes e lusodescendentes
"É um privilégio ter a oportunidade de divulgar a língua e a cultura portuguesas." O testemunho é de Paulo Pereira, um dos 36 nomeados dos Prémios Talento 2007. A segunda edição do evento realiza-se hoje, no Convento do Beato, em Lisboa.
Paulo Pereira, 35 anos, nomeado na categoria Comunica챌찾o Social, é director do jornal Flash e da Luso- -Ontário Magazine. Além de jornalista, Paulo Pereira é psicoterapeuta numa escola e encontra ainda tempo para ser jogador e árbitro de futebol e vocalista de uma banda. "Tenho tempo para tudo."
No Canadá desde os 18 anos, Paulo Pereira confessa que sentiu dificuldades de adaptação. "Não foi uma decisão própria, fui com a família, e adaptar-me à língua e à ausência dos amigos não foi fácil. Mas, ao fim de dois anos, já estava ambientado", recorda o jornalista.
A psicoterapia é a principal actividade de Paulo Pereira: "Ajudo as crian챌as a lidar com os seus problemas familiares e n찾o com as suas dificuldades académicas", explica.
Ana Paula Lopes, nomeada na categoria Humanidades, é a primeira mulher presidente da Orquestra Sinfónica de Toronto. "A orquestra é uma organiza챌찾o de elite", reconhece Ana Paula Lopes. "Mas ninguém pensa se sou portuguesa ou n찾o", sublinha.
Aos 47 anos, a gestora e consultora diz ter toda a sua vida no Canadá, onde chegou há 36 anos. Casada com um canadiano e mãe de dois filhos, Ana Paula assume que estar nomeada "é um orgulho". "Principalmente pelos meus pais que fizeram sacrifícios incríveis quando chegaram ao Canadá. É em nome deles que vejo com orgulho esta nomeação", explica. Os seus pais ainda residem em Toronto, a partir de onde vão acompanhar a cerimónia, através da televisão.
Apoiar as mulheres e crian챌as vítimas de viol챗ncia doméstica tem também sido uma luta de Ana Paula Lopes. "Quando terminei a universidade, há 25 anos, fui trabalhar para um centro de apoio a famílias pobres e aí havia muitos portugueses. Depois apercebi-me de que n찾o existiam centros de acolhimento para mulheres e crian챌as emigrantes vítimas de viol챗ncia familiar", recorda a gestora. Criou ent찾o com duas amigas duas institui챌천es que ainda hoje se mant챗m a funcionar.
No total s찾o 36 os nomeados, em 12 categorias: Artes do Espectáculo, Artes Visuais, Associativismo, Ci챗ncia, Comunica챌찾o Social, Desporto, Divulga챌찾o da Língua Portuguesa, Empresarial, Humanidades, Literatura, Política e Profiss천es Liberais. Cada categoria tem tr챗s nomeados que foram seleccionados entre 270 candidaturas. Para cada distin챌찾o existe um júri específico. Dos membros destacam-se Carmen Dolores, Rui Alarc찾o, José António Saraiva, Rosa Mota, Lídia Jorge, Joe Berardo, Miguel Sousa Tavares e António Marinho e Pinto. A presidir o júri está Maria Barroso.
Os prémios s찾o organizados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Os vencedores recebem um troféu, "num gesto de reconhecimento pelo seu trabalho", como explica fonte da Secretaria de Estado.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados