Portugal só n찾o poupou o prestígio
Jo찾o Marcelino
Director
Conclus천es. Este jogo, e o resultado, por muito que se queira relativizar, vem mexer nas condi챌천es em que Portugal estava a disputar o Europeu. Até ao momento, havia raz천es para alguma confian챌a. Agora voltam a aparecer as dúvidas
Scolari só teve uma estratégia: poupar a equipa titular
As tr챗s substitui챌천es de Portugal explicaram a estratégia que Scolari trazia para este jogo: cumprir calendário e, sobretudo, poupar todos os titulares a qualquer custo. Isso ele conseguiu. A única coisa que o seleccionador n찾o logrou foi poupar o prestígio do futebol portugu챗s, que ontem disp척s em campo uma equipa imatura, demasiado individualista, perdida num jogo medíocre, de onde saiu naturalmente derrotada.
Este jogo, e o resultado, por muito que se queira relativizar, vem mexer nas condições em que Portugal estava a disputar o Europeu. Até ao momento havia razões para alguma confiança. Agora voltam a aparecer as dúvidas. O jogo com a Alemanha (se esta vencer a Áustria, claro) já será disputado noutras condições. Até lá, Scolari vai ainda ouvir mais alguns piropos sobre o "timing" da divulgação do contrato com o Chelsea. E, pelo que se viu da qualidade desta equipa suíça, era óbvio que não havia necessidade.
O jogo também evidenciou que o plantel da selecção portuguesa não tem a profundidade que às vezes julgamos. Há ainda demasiada juventude e individualismo associados ao futebol de alguns jogadores, como Nani e, sobretudo, Quaresma. Quem não percebia porque Simão é o preferido de Scolari, agora já sabe.
As escolhas iniciais de Scolari n찾o surpreenderam. Uma equipa quase nova, para deixar de fora os habituais titulares, como se esperava. Mas essa preocupa챌찾o de rodar e dar descanso produziu um equívoco: a coloca챌찾o de Fernando Meira como "trinco". Uma coisa é o jogador do Estugarda ocupar essa posi챌찾o numa forma챌찾o preocupada em defender, destruir; outra é faz챗-lo numa equipa que precisa de atacar. Por essa raz찾o, e também pelo surpreendente apagamento de Meireles, Veloso foi o único elemento capaz de conduzir a bola, organizar jogo.
A primeira parte de Portugal foi feita aos repel천es, com longas correrias de Nani e Quaresma, muitas faltas, ainda assim algumas oportunidades de golo que Hélder Postiga n찾o soube aproveitar. E quando o soube (35'), o árbitro sancionou, mal, uma indica챌찾o de fora-de-jogo.
O voluntarismo suí챌o causou, ainda assim, algumas situa챌천es delicadas - e Ricardo teve de empregar-se a fundo, em duas interven챌천es de grande qualidade, para evitar o golo.
A equipa nacional foi superior ao seu adversário mas n찾o conseguiu marcar, apesar de ter estado bastante perto num lance em que um remate de Pepe acabou desviado para a barra. A culpa dessa falta de golos terá estado também no estilo de jogo da equipa, muito desgarrado. Com Nani e Quaresma, a equipa torna-se demasiado voluntarista e perde sentido colectivo.
Scolari assistiu a tudo isso só com uma intervenção, a troca de Paulo Ferreira (que escapara à expulsão merecida por um lance demasiado duro, aos 29') por Jorge Ribeiro, que viria a demonstrar que a sua convocatória foi (mais) uma teimosia do treinador. Ainda assim, no passado, tanto Boa Morte como Hugo Viana fizeram muito mais sentido. O irmão de Maniche é um jogador curto, sem dimensão para este nível e isso viu-se inclusive no lance em que, como o seu antecessor, Paulo Ferreira, também acabou por ver o cartão amarelo.
O jogo n찾o mudou de cariz após o intervalo. Os lances mais perigosos foram sempre da equipa portuguesa. Num deles, Nani rematou ao poste, com tudo para fazer o golo depois de uma solicita챌찾o em profundidade de Miguel Veloso.
Quaresma repetiu um lance de mau feitio, igual a muitos que já protagonizou na superliga portuguesa, enviando o braço à cara de um adversário, que o árbitro ajuizou como produzido pela naturalidade do movimento.
Todo este individualismo acabou por ajudar a Suí챌a a criar muitas dificuldades, e o golo de Yakim foi o corolário deste ascendente, e um castigo que a desconexa equipa nacional acabou por merecer.
Para mais, Scolari fez uma substituição inesperada. Manteve em campo o inexistente Meira e o apagado Meireles para lançar Moutinho à custa de... Veloso. Incompreensível! E a troca de Hugo Almeida por Hélder Postiga também não trouxe nada de novo à equipa, que se manteve com os mesmos vícios. Mas com ela Scolari explicou de vez que a única estratégia que tinha para este jogo era poupar, de qualquer maneira, até à custa do resultado, a formação titular. Isso foi conseguido. Falta identificar os prejuízos.