http://www.agencialusa.com.br/index.php?iden=1676213-06-2008 20:05:17
Portugal quer parceria agrícola 'estratégica' com Mo챌ambique Chibuto, Mo챌ambique, 13 jun (Lusa) - O vice-ministro portugu챗s das Comunidades, António Braga, defendeu uma "coopera챌찾o estratégica" entre Portugal e Mo챌ambique no setor agrícola, capaz de explorar as potencialidades do país africano.
"A agricultura é uma das áreas em que é possível desenvolver maior coopera챌찾o. Mas, evidentemente, este tipo de iniciativas se enquadra na iniciativa privada e, portanto, aos governos compete criar as condi챌천es", afirmou o secretário de Estado luso.
Em Mo챌ambique desde o início da semana, António Braga disse ainda que portugueses estabelecidos em Mo챌ambique elogiaram o fato de as "altera챌천es no quadro institucional para o exercício da atividade empresarial" irem "ao encontro das capacidades de desenvolvimento de projetos empresariais".
Nesta sexta-feira, o representante do governo portugu챗s visitou um projeto agropecuário administrado por portugueses nos arredores de Chibuto, ao norte de Maputo.
António Braga apontou o local administrado pela família Capela, que vive no país africano desde 1919, como "um caso de sucesso" do que pode ser o aprofundamento da coopera챌찾o entre Lisboa e Maputo na agricultura.
De acordo com o secretário, Moçambique tem "todas as potencialidades para desenvolver este e outro tipo trabalhos na área agrícola" e para se tornar "um celeiro desta região da África Austral".
O projeto agrícola da família Capela foi fundado em 1919, chegando a reunir "8.000 cabe챌as de gado, uma frota de 10 viaturas de transporte, uma rede de oito a 10 casas comerciais", segundo o atual administrador, Nelo Capela.
Com a independ챗ncia do país em 1975 e a guerra civil, o negócio ficou praticamente destruído, restando cerca de 130 cabe챌as de gado. A família Capela decidiu reerguer a empresa quase centenária após o fim do conflito, contando atualmente com 3.200 cabe챌as.