Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
¡ Feliz Cumpleaños Jmf751 !
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: SÍNDROME DE Burnout
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: mayra1950  (Mensaje original) Enviado: 19/06/2008 09:48

Síndrome de Burnout

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaust찾o prolongada e diminui챌찾o de interesse, especialmente em rela챌찾o ao trabalho. O termo burnout (do ingl챗s "combust찾o completa") descreve principalmente a sensa챌찾o de exaust찾o da pessoa acometida.

Burnout é geralmente desenvolvida como resultado de um período de esfor챌o excessivo no trabalho com intervalos muito pequenos para recupera챌찾o, mas alguns consideram que trabalhadores com determinados tra챌os de personalidade (especialmente de neuroses) s찾o mais suscetíveis a adquirir a síndrome. Pesquisadores parecem discordar sobre a natureza desta síndrome. Enquanto diversos estudiosos defendem que burnout refere-se exclusivamente a uma síndrome relacionada à exaustão e ausência de personalização no trabalho, outros percebem-na como um caso especial da depressão clínica mais geral ou apenas uma forma de fadiga extrema (portanto omitindo o componente de despersonalização).

Trabalhadores da área de saúde s찾o freqüentemente propensos ao burnout. Cordes e Doherty (1993), em seu estudo sobre esses profissionais, encontraram que aqueles que tem freqüentes intera챌천es intensas ou emocionalmente carregadas com outros est찾o mais suscetíveis. Os estudantes s찾o também propensos ao burnout nos anos finais da escolariza챌찾o básica (ensino médio) e no ensino superior; curiosamente, este n찾o é um tipo de burnout relacionado com o trabalho, talvez isto seja melhor compreendido como uma forma de depress찾o. Os trabalhos com altos níveis de stress podem ser mais propensos a causar burnout do que trabalhos em níveis normais de stress. Taxistas, bancários, controladores de tráfego aéreo, músicos, professores e artistas parecem ter mais tend챗ncia ao burnout do que outros profissionais. Os médicos parecem ter a propor챌찾o mais elevada de casos de burnout (de acordo com um estudo recente no Psychological Reports, nada menos que 40% dos médicos apresentavam altos níveis de burnout)

A chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das conseqü챗ncias mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaust찾o emocional, avalia챌찾o negativa de si mesmo, depress찾o e insensibilidade com rela챌찾o a quase tudo e todos (até como defesa emocional).

O termo Burnout é uma composi챌찾o de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadi챌o.

Essa síndrome se refere a um tipo de estresse ocupacional e institucional com predile챌찾o para profissionais que mant챗m uma rela챌찾o constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda (médicos, enfermeiros, professores).

Outros autores, entretanto, julgam a Síndrome de Burnout algo diferente do estresse genérico. Para nós, de modo geral, vamos considerar esse quadro de apatia extrema e desinteresse, n찾o como sin척nimo de algum tipo de estresse, mas como uma de suas conseqü챗ncias bastante sérias.

De fato, esta síndrome foi observada, originalmente, em profissões predominantemente relacionadas a um contacto interpessoal mais exigente, tais como médicos, psicólógos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, professores, atendentes públicos, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing e bombeiros. Hoje, entretanto, as observações já se estendem a todos profissionais que interagem de forma ativa com pessoas, que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas, que obedecem técnicas e métodos mais exigentes, fazendo parte de organizações de trabalho submetidas à avaliações.

Definida como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto, excessivo e estressante com o trabalho, essa doença faz com que a pessoa perca a maior parte do interesse em sua relação com o trabalho, de forma que as coisas deixam de ter importância e qualquer esforço pessoal passa a parecer inútil.

Entre os fatores aparentemente associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout está a pouca autonomia no desempenho profissional, problemas de relacionamento com as chefias, problemas de relacionamento com colegas ou clientes, conflito entre trabalho e família, sentimento de desqualifica챌찾o e falta de coopera챌찾o da equipe.

Os autores que defendem a Síndrome de Burnout como sendo diferente do estresse, alegam que esta doen챌a envolve atitudes e condutas negativas com rela챌찾o aos usuários, clientes, organiza챌찾o e trabalho, enquanto o estresse apareceria mais como um esgotamento pessoal com interfer챗ncia na vida do sujeito e n찾o necessariamente na sua rela챌찾o com o trabalho. Entretanto, pessoalmente, julgamos que essa Síndrome de Burnout seria a conseqü챗ncia mais depressiva do estresse desencadeado pelo trabalho.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados