Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: 25 de JUNHO 2008
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 25/06/2008 02:49

O hastear da bandeira de Moçambique independente a 25 de Junho de 1975 (Arquivo)

O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, considerou ontem em mensagem endereçada à Nação por ocasião do 25 de Junho que, ao longo dos 33 anos de liberdade e independência, tem estado a cristalizar-se em cada moçambicano o sentido de auto-estima e de orgulho pelas suas conquistas e história, ao mesmo tempo que tem estado a crescer o sentimento de que Moçambique é nosso e de cada um de nós e que, por conseguinte, a nós cabe a responsabilidade primeira de construi-lo e de elevar continuamente o seu prestígio no concerto das nações”.Maputo, Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008:: Notícias

Na sua mensagem, Guebuza refere que hoje é dia de, através de actos e palavras, os mo챌ambicanos reafirmarem o seu apego a valores sublimes como a paz, democracia multipartidária, espírito patriótico, de diálogo e de inclus찾o, sempre guiados pelo interesse supremo da Na챌찾o e da sua agenda nacional de luta contra a pobreza.
Na verdade, segundo Guebuza, e “graças ao árduo trabalho dos filhos desta pátria de heróis, a pobreza está a recuar em Moçambique”. Exemplifica com alguns resultados concretos que vêm sendo alcançados, cita a redução, de forma significativa, das distâncias a percorrer para frequentar uma escola, para receber cuidados de saúde e para ter acesso a uma fonte de água potável. Refere-se igualmente ao encurtamento das distâncias de um ponto para outro, mercê da reabilitação de estradas e pontes, o crescimento do número de famílias com acesso à energia de Cahora Bassa e à telefonia móvel e fixa.
Sobre os sete milhões de meticais alocados aos distrito, o Chefe do Estado afirma que não estão apenas a produzir mais comida e a gerar mais postos de trabalho, objectivo principal para que foram concebidos. “Como testemunhámos no início desta terceira edição da presidência aberta e inclusiva nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Manica, os sete milhões estão, sobretudo, a transformar os beneficiários destes recursos em protagonistas do desenvolvimento local e a reforçar a consciência de inclusão e de participação de cada vez mais moçambicanos na agenda nacional de luta contra a pobreza”, sublinha a mensagem.
Numa outra passagem da sua mensagem, o Chefe do Estado indica igualmente que o distrito, com a participa챌찾o do Conselho Consultivo, está a configurar-se como o pólo de desenvolvimento, e aponta que hoje existem muitos quadros com forma챌찾o superior nos distritos, facto que demonstra a ader챗ncia ao seu apelo para que mais graduados se juntem a esta nova epopeia libertária.
Segundo Armando Guebuza, novos investimentos nacionais e estrangeiros, est찾o a gerar novos postos de trabalho, a induzir o surgimento de outros empreendimentos e a refor챌ar as parcerias entre o Governo e o sector privado. Os resultados que se t챗m estado a registar contam com a contribui챌찾o inestimável das organiza챌천es da sociedade civil, dos partidos políticos, dos órg찾os de comunica챌찾o social e de cidad찾os estrangeiros.
Apela aos moçambicanos a continuarem, sob a liderança do Governo, a encarar a escalada dos preços dos cereais no mercado internacional como uma oportunidade para cada um revelar a sua criatividade e talento na materialização dos fundamentos da “revolução verde”.
A mensagem enaltece a contribuição da sociedade civil, partidos políticos, órgãos de comunicação social e cidadãos singulares para o alcance dos resultados positivos que o país tem vindo a registar, ao mesmo tempo que destaca que “nas nossas visitas ao estrangeiro temos sido acolhidos com muita simpatia e brindados com mensagens de encorajamento e apoio à nossa agenda nacional de luta contra a pobreza”.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados